Concurso PGE-PE 2018 – Seleção da Banca Organizadora





Certame irá oferecer vagas para o cargo de procurador.

Estamos em uma época do ano em muitas pessoas ficam aguardando a abertura de novos processos seletivos e concursos públicos, principalmente neste ano em que as vagas disponíveis no mercado de trabalho diminuíram muito, enquanto o número de pessoas buscando por vagas aumentou ainda mais, fazendo com que a disputa por trabalho seja muito concorrida.

E para quem reside no estado de Pernambuco e estava na expectativa de novas informações sobre um novo concurso público da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco, acabam de chegar notícias que são bastante animadoras.


É que acaba de ser definida a empresa que se responsabilizará pela organização e execução do concurso, sendo ela o Cebraspe, que durante muito tempo foi conhecida como Cespe/UnB.

De acordo com as primeiras informações, o concurso irá disponibilizar para a concorrência o equivalente a 10 vagas, todas para o cargo de procurador.

Poderão se inscrever para concorrer a uma das vagas candidatos que possuam curso superior completo na área de direito com bacharelado, que sejam inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB. Também é necessário que o candidato esteja com a situação regular com o serviço militar, caso seja do sexo masculino, e não pode possuir nenhum tipo de antecedente criminal.


Desse modo, está previsto para os próximos dias que o contrato de prestação de serviços com a empresa organizadora seja assinado. Neste tempo, o edital de abertura já se encontra em fase de elaboração e assim que o contrato for assinado pelas partes ele será publicado e os interessados terão acesso a todas as informações necessárias.

Embora o concurso autorizado seja para o provimento de apenas 10 oportunidades para o cargo de procurador, já está em análise a realização e outros concursos que disponibilizarão vagas para outros cargos que exigem outras formações, como as carreiras de analista administrativo, assistente de procuradoria e analista judiciário.

Dessa forma, o cargo de assistente de procuradoria seria para concorrência entre candidatos que possuam ensino médio completo, realizado em instituição que possua o reconhecimento do Ministério da Educação, o MEC.

Já os cargos de analista judiciário e analista administrativo podem ser concorridos por profissionais com formação de nível superior em diversas especialidades.

Como já foi dito, este concurso já está em pauta e já foram escolhidos desde o mês de julho deste ano os membros da comissão que se responsabilizará pelos próximos passos para a elaboração deste concurso, de modo que o passo seguinte é a contratação da banca organizadora.

De acordo com informações da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco, o seu último concurso público foi realizado no ano de 2009. Na ocasião foram disponibilizadas o total de 20 oportunidades para o cargo de Procurador. A empresa contratada para organizar e executar o certame também foi a Cespe/UnB, que atualmente é conhecida como Cebraspe. Os candidatos tiveram que realizar uma prova objetiva de múltipla escolha composta por 100 questões, além de fazerem testes dissertativos.

Nesse sentido, se você possui interesse em realizar este concurso fique atento a novas informações que devem ser divulgadas em breve, assim como o edital de abertura e o período para realização das inscrições.

Como se trata de um concurso sempre muito concorrido, a recomendação é de que os interessados já comecem seus estudos preparatórios para as provas e testes. Para isso basta verificar editais de concursos passados para o cargo de procurador e verificar os conteúdos pragmáticos normalmente cobrados para esta carreira.

Não deixe de inscrever e realizar este concurso, pois embora o valor das remunerações ainda não tenham sido anunciados, sabe-se que os vencimentos para este cargo são consideráveis, o que faz com que este tipo de concurso seja sempre tão disputado.

Sirlene Montes

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 5 Média: 3.4]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *