Concurso PC-PR 2018 – Gabarito das Provas para Escrivão




Seleção oferta 100 vagas para escrivão. Provas foram aplicadas no dia 18 de novembro.

Recentemente foi divulgado o resultado de mais um concurso público, desta vez, no Estado do Paraná. Trata-se do edital que disponibiliza 100 vagas a serem distribuídas entre a capital daquele Estado e demais cidades da Região Metropolitana do município de Curitiba e interior.

Todos os candidatos participantes do último processo seletivo para o provimento de cargos no departamento da Polícia Civil do Paraná, PC-PR, como foi citado acima, devem verificar as informações sobre os 100 postos de escrivão, pois o gabarito da prova objetiva, ministrada no dia 18 de novembro último, já foi publicado.


Sobre o salário e os requisitos para ocupação do cargo, seguem abaixo as informações:

A remuneração inicial está no valor de 5.752,41 mil reais. Este é um cargo oficialmente destinado aos profissionais que possuam formação acadêmica universitária, ou curso superior completo em qualquer área de conhecimento; deverão possuir a Carteira Nacional de Habilitação, CNH, no mínimo na categoria "B" para superior e estar em idade mínima de 21 anos.

Todos os concorrentes selecionados, nomeados, convocados e contratados, atuarão no reforço sobre contingente de efetivos no departamento da Polícia Civil do Estado do Paraná, sendo que na capital, serão 30 postos a serem ocupados; na Região Metropolitana de Curitiba serão 20 postos e no interior do estado serão 50 postos.

Sobre este último concurso público para cargos na Polícia Civil do Estado do Paraná, seguem as informações:


O processo de seleção foi inteiramente organizado por meio da Coordenadoria de Processos Seletivos, ou Cops, que consiste em um setor da Universidade Estadual de Londrina. A banca organizadora recebeu inscrições ao longo de um período que se estendeu até o dia 9 de outubro de 2018, por meio do site: www.cops.uel.br. O valor da taxa foi estipulado em 120 reais.

Deste total de postos de trabalho em concorrência, dez estão previamente reservados aos candidatos que se autodeclararem negros, ou afrodescendentes, e seis para as pessoas com deficiência, em plena conformidade com as cotas legalmente estabelecidas por meio da legislação estadual.

Sobre as provas ministradas neste último concurso para o cargo de escrivão, na Polícia Civil PR, seguem as informações:

A realização contou com cadernos de questões ministrados no município de Cascavel, de Curitiba e de Londrina. Assim, as provas objetivas e de redação, ou discursiva, tiveram duração oficial e rigorosa de cinco horas no máximo. A primeira prova estava constituída de um total de 60 questões, ao passo que a segunda consistiu na elaboração de um texto, contendo de 15 a 25 linhas, versando sobre um tema da atualidade.

Sobre o conteúdo programático, seguem as informações:

O mesmo abrangeu tema de língua portuguesa; de informática; em raciocínio lógico; em noções sobre a estrutura do aparelho administrativo no Poder Executivo do Estado do Paraná; sobre a legislação especial; sobre o estatuto da PC-PR; e sobre os demais conhecimentos na área de direito penal; de direito processual penal; direito constitucional e direito administrativo.

As etapas seguintes deste certame abrangerão os seguintes exames:

O teste de aptidão física; o exame de higidez física e a devida investigação de conduta pregressa, cujas datas precisas ainda serão divulgadas. Dentro desta sequência, todos os concorrentes nomeados deverão participar do curso de formação de técnico-profissional promovido pela Escola Superior da Polícia Civil, ou ESPC, na capital Curitiba.

Este mesmo processo seletivo da Polícia Civil do Estado do Paraná terá validade oficial de dois anos, podendo ser estendido por até mais dois anos, conforme o critério da própria corporação, e conforme o que está estabelecido no edital.

Para mais informações e atualizações acesse aqui.

Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 9 Média: 2.9]

Comentários