Concurso MP PR 2018 – Vagas Abertas





O Ministério Público do Estado do Paraná abre edital para concurso que oferta 10 oportunidades para o cargo de Promotor.

Os concurseiros que já estavam esperando o concurso do Ministério Público do Paraná já podem comemorar. O período de inscrições para o referido processo de seleção já se encontra aberto, seleção essa que visa ocupar 10 oportunidades que estão vagas para o cargo de promotor substituto, onde possui uma vaga reservada para candidatos negros e uma outra oportunidade aos candidatos que possuem algum tipo de deficiência. Os concorrentes que forem aprovados e ocuparem o cargo farão jus a uma remuneração mensal inicial no valor de R$ 24.818,90.

Poderão concorrer a uma das oportunidades os candidatos devem possuir formação de nível superior no curso de bacharel em direito, além de ter também o mínimo de 3 anos de experiência na área jurídica até a data de investidura do cargo, de acordo com os requisitos que estão estabelecidos no próprio edital do certame.


Além dos requisitos citados acima que são exigidos por meio do edital deste processo de seleção, o candidato precisará também se enquadrar nos atributos listados abaixo:

– Ter Nacionalidade brasileira;

– Gozar de seus direitos políticos;


– Ter concluído o curso de bacharel em Direito, em alguma instituição de ensino ou que seja reconhecida desta forma;

– Estar totalmente em dia com suas obrigações eleitorais, além de estar em dia com o serviço militar, caso o concorrente seja do sexo masculino;

– Não possuir nenhum registro de antecedentes criminais, além de ser idôneo moralmente;

– Ser aprovado nas avaliações preambulares, oral e escrita;

– Ser aprovado nas avaliações de sanidade mental e física.

Sobre as provas e as inscrições do processo de seleção

O período de inscrições já se encontra aberto e o mesmo dever ser realizado até o prazo máximo, o qual termina no dia 06 de novembro de 2018. Os interessados devem encaminhar o pedido de inscrição para o Presidente da Comissão de Concurso através da página eletrônica do próprio órgão, acessível neste link: www.mppr.mp.br. Para efetivar a participação do processo de seleção deverá ser paga uma taxa de inscrição, a qual custa R$ 220.

O referido concurso contará com as seguintes etapas (não necessariamente nesta ordem):

Prova preambular;

Exames de sanidade mental e física;

Provas escritas divididas em grupos, em um total de 5;

Sindicância;

Avaliação oral;

Avaliação de títulos.

Os concorrentes que forem aprovados irão ter o direito de determinar a seção judiciária na qual irão ser nomeados para o posto de promotor substituto, obviamente respeitando a posição de classificação.

A validade deste processo seletivo terá um prazo de dois anos, o qual pode ser prorrogável somente uma vez, pelo mesmo período, onde inicia a contagem a partir do dia em que for homologado o resultado final da seletiva.

Dicas para aos candidatos a promotor

Se você pretende concorrer a uma das oportunidades citadas acima por este referido concurso siga algumas dicas que foram apresentadas por meio do Marcelo Uzeda, o professor do CERS que leciona a disciplina de direito penal através da internet

– Estudar por meio de questões de avaliações realizadas anteriormente, sabendo que este certame tem uma banca própria recomenda-se analisar as avaliações anteriores, as quais podem ser encontradas na página do órgão. O aprendizado através das provas que já aconteceram da ao concurseiro uma noção do que pode vir nas próximas, seguindo uma linha de raciocínio.

– Conheça, de maneira geral, quais são as principais características utilizadas pela banca de examinação: o concorrente terá de realizar uma análise de perfil dos profissionais que compõem a banca examinadora, realizando leitura de artigos e livros publicados, assim também como as áreas de atuação e de interesse de cada um dos membros da mesma.

Por Filipe Silva

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 1 Média: 4]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *