Concurso Marinha Mercante 2019 – Vagas para Oficial





Vagas são destinadas aos jovens com idade entre 17 e 23 anos, com ensino médio completo.

A EFOMM (Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) está com inscrições abertas do seu concurso para admissão, com preenchimento de 180 vagas em aberto, para ambos os sexos.

Do total das vagas, 100 vagas são para o CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha), localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e as outras 80 vagas são destinadas para o curso no CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar), localizado em Belém (PA).




Requisitos vagas admissão nas Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

Entre os requisitos para concorrer as vagas do EFOMM é preciso o candidato, do sexo masculino ou feminino, ter e idade entre 17 e 23 anos até o dia 1º de janeiro de 2020 e ter diploma de conclusão do curso de ensino médio (2º grau) concluído até o dia 27 de janeiro de 2020.

Inscrições concurso para admissão no EFOMM pela internet

As inscrições para o concurso de admissão do EFOMM estão sendo realizadas pela internet até o próximo dia 16 de junho de 2019, no endereço eletrônico www.marinha.mil.br/ciaga. A taxa de inscrição é no valor de R$ 68,00, com data limite para o pagamento até o dia 17 de junho.


Avaliação dos candidatos a oficiais da Marinha Mercante

Os candidatos do concurso para oficiais da Marinha Mercante serão avaliados em quatro etapas: exame de conhecimentos, teste de suficiência física, seleção psicofísica, verificação de documentos, além do período de adaptação.

A prova de conhecimentos tem data prevista para ser aplicada em dois dias, sendo no dia 17 de agosto de 2019 serão aplicadas as provas de redação, português e inglês. Já no dia 18 de agosto de 2019 serão aplicadas as provas de física e matemática. Os locais onde serão aplicadas as provas e relação dos inscritos serão divulgados a partir do dia 5 de agosto de 2019.

Os gabaritos preliminares do concurso estará disponível para consulta no dia 19 de agosto de 2019 e os recursos poderão ser interpostos entre os dias 20 e 22 de agosto de 2019.

As Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

Os aprovados no concurso para admissão no EFOMM vão estudar, durante três anos, na escola da Marinha em regime de internato, com início no dia 27 de janeiro de 2020. A EFOMM é uma Universidade do Mar, na qual os alunos saem formados oficiais em duas opções de curso: maquinas e náutica.

Entre os dias 6 e 26 de janeiro 2020, os candidatos que forem classificados no concurso EFOMM entram no período de adaptação e verificação de documentos.

O oficial de máquinas será responsável pela manutenção, operação e gerenciamento das máquinas, equipamentos que compõe o navio e motores. O oficial de náutica é aquele que gerencia e opera os equipamentos de convés, de comunicação e de navegação.

As atividades de ensino são desenvolvidas no CIAGA e CIABA e compreendem as atividades: acadêmicas, extraclasse e militares. Quando encerrar o curso, o aluno será formado em curso de nível superior em ciências náuticas e passará a integrar o quadro de oficiais da reserva, no posto de 2º tenente, não remunerada da Marinha do Brasil.

O edital completo e simplificado com mais informações sobre o concurso para admissão na nas Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante pode ser acesso pelo link https://www.marinha.mil.br/ciaga/node/905

Adoniran Peres

Comentários