Concurso Marinha do Brasil 2019 – Inscrições, Vagas





Marinha do Brasil abriu Edital para 960 vagas para o curso de Soldados Fuzileiros Navais para formar as turmas I e II de 2020.

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, abriu edital de concurso público para preenchimento de 960 vagas. As vagas são para o nível médio e são para ingressar no curso de Soldados Fuzileiros Navais para formar as turmas I e II de 2020. O edital foi publicado no Diário Oficial do dia 19 de fevereiro, sendo que pode ser consultado no seguinte link: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=19/02/2019&jornal=530&pagina=11&totalArquivos=240

Sobre as inscrições

Os interessados em disputar uma das vagas desse concurso poderão se inscrever entre os dias 27 de fevereiro e 28 de março de 2019, exclusivamente pelo site oficial da marinha, que pode ser encontrado através do seguinte link: www.marinha.mil.br/cgcfn. A taxa de inscrição é única no valor de R$ 42,00.




As vagas são para várias localidades, que, segundo o edital, são as seguintes: 119 vagas no 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Manaus-AM; 490 vagas destinadas às unidades da Marinha no Rio de Janeiro; 15 vagas no Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar-SP; 45 vagas no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Belém-PA; 61 vagas no Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande-RS; 126 vagas em Unidades da MB em Brasília-DF; 15 vagas no Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário-MS; 59 vagas no Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador-BA; 30 vagas no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal-RN;

A Marinha exige alguns requisitos dos candidatos para fazer a inscrição nesse concurso e, se caso for aprovado, para realizar a matrícula no C-FSD-FN, que são os seguintes: ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m; estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; ter concluído, com aproveitamento, o ensino médio ou curso equivalente; ter mais de 18 anos e menos de 22 anos de idade em um de janeiro de 2020.


Sobre a seleção

O concurso é composto de seis etapas, que são as seguintes:

  • Exame de escolaridade que está programado para ocorre em 28 de maio de 2019.
  • Verificação de dados biográficos que está programado para ocorre em 15 a 19 de julho de 2019, para a primeira turma, e 03 a 07 de fevereiro de 2020, para a segunda turma.
  • Inspeção de saúde que está programado para ocorre em 05 de agosto a 11 de outubro de 2019, para a primeira turma, e 02 de março a 30 de abril de 2020 para a segunda turma.
  • Teste de aptidão física que está programado para ocorre em 19 de agosto a 25 de outubro de 2019, para a primeira turma, e 16 de março a 15 de maio de 2020, para a segunda turma.
  • Avaliação psicológica que está programado para ocorre em 22 de julho a 08 de novembro de 2019.
  • Verificação de documentos que está programado para ocorre em 04 a 08 de novembro de 2019, para a primeira turma, e 01 a 05 de junho de 2020, para a segunda turma.

Na prova de escolaridade os conteúdos programados são os seguintes:

MATEMÁTICA: FRAÇÕES; CONJUNTOS NUMÉRICOS; NÚMEROS DECIMAIS; MÚLTIPLOS E DIVISORES; SISTEMA MÉTRICO DECIMAL; MEDIDAS DE TEMPO; EQUAÇÕES DE 1º GRAU; INEQUAÇÕES DE 1º GRAU; EQUAÇÕES DO 2° GRAU; FUNÇÕES RADICIAÇÃO E POTENCIAÇÃO; EXPRESSÕES NUMÉRICAS; RAZÕES E PROPORÇÕES; ALGARISMOS ROMANOS; REGRA DE TRÊS; PORCENTAGEM; ÂNGULOS; POLÍGONOS; GEOMETRIA PLANA; GEOMETRIA ESPACIAL; CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA; TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO.

Língua Portuguesa: gramática: ortografia, acentuação gráfica, classe de palavras, voz ativa e voz passiva, transitividade verbal, termos da oração, classificação das orações, concordância, crase, colocação pronominal, figuras de linguagem, pontuação, denotação e conotação, relações semânticas, frase, oração e período; compreensão e interpretação de texto: relações entre as partes do texto e inferências, funções da linguagem, variação linguística, mecanismos básicos de coesão, intertextualidade, vícios de linguagem, consequência, condição, explicação, inclusão, exclusão, causa, conclusão, finalidade, tempo, espaço e modo, leitura e interpretação de textos verbais e não verbais, operadores discursivos / argumentativos

Por Gabriel Bem

Concurso

Comentários