Concurso Marinha do Brasil 2018 – Inscrições




Marinha abre inscrições para preenchimento de vagas de Oficiais Temporários em seu novo Concurso Público.

A Marinha abriu processo seletivo para seu quadro de Oficiais Temporários da segunda classe de Reserva da Marinha (Categoria RM2). As vagas estão distribuídas entre os distritos navais da segunda e também da oitava região.

A remuneração inicial é bastante atrativa, tendo como base os R$ 11 mil fora todos os benefícios inerentes do cargo (assistência sociais, médicas e odontológicas tanto para os titulares dos cargos como para seus dependentes).


Datas para as Inscrições e demais Prazos

Os interessados precisam se atentar aos prazos, as inscrições acontecem entre os dias 16 e 31 de outubro, são feitas pela web com o cadastramento de formulário específico (SMV). O custo da inscrição é de R$ 127,00, o qual deve ser quitado até o dia 13 de novembro de 2018, para maiores informações consulte o site da marinha: https://www.marinha.mil.br.

Confira abaixo as áreas e quantidades de vagas ofertadas

Inicialmente estão sendo ofertadas vagas através de dois editais, o primeiro voltado à área da Medicina e o segundo para os demais cargos da Área da Saúde, Magistério e Engenharia, abaixo listamos todas as vagas oferecidas:

Vagas para Medicina: 12 vagas distribuídas entre as especialidades de Cardiologia, Clínica Médica, Ginecologia, Oftalmologia e Terapia Intensiva.


Vagas para a Área da Saúde: 14 vagas distribuídas entre as especialidades de Odontologia, Endodontia, Implantodontia, Odontopediatria, Prótese, Farmácia e Veterinária.

Vagas para a Área da Saúde com o apoio: 58 vagas distribuídas entre as especialidades de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição para a cidade do Rio de Janeiro e Terapia Ocupacional.

Vagas para a Área Técnica: 80 vagas distribuídas entre as especialidades de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biologia Marinha, Comunicação Social, Desenho Industrial, Direito, Educação Física, Estatística, Informática, Meteorologia, Oceanografia, Psicologia, Química e Serviço.

Vagas para Inspetor Naval: 1 vaga

Vagas para Vistoriador Naval: 1 vaga

Vagas para a Área de Educação Física: 16 vagas distribuídas entre as especialidades de Boxe, Levantamento de Peso Olímpico, Vela, Atletismo, Basquete, Canoagem, Judô, Polo Aquático, Tiro, Triatlo e Vela.

Vagas para a Área do Magistério: 26 vagas distribuídas entre as especialidades de Educação Física, Enfermagem, Informática, Letras com especialidade em Inglês, Matemática, Pedagogia, Letras com especialidade em Português e Relações Internacionais.

Vagas para a Área da Engenharia: 26 vagas distribuídas entre as especialidades de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Cartográfica, Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, De Produção, Química e de Telecomunicações.

Requisitos para participar

As principais exigências pedidas são:

  • Ter idade superior a 18 anos;
  • Ter caráter voluntário;
  • Ter grau superior (tanto Licenciatura como Bacharelado) compatível com o cargo que almeja.

Etapas e Datas

As provas terão um total de 50 perguntas, sendo 25 perguntas para a área do Português e 25 perguntas voltadas para Conhecimentos Profissionais. A data de aplicação desta prova será em 10 de Fevereiro de 2019 e o candidato terá um tempo máximo de 3 horas para sua realização.

Os demais cargos pleiteados também contaram com um prova de 25 perguntas na área do Português e mais 25 perguntas voltadas à disciplina específica de Formação Naval Militar.

As provas objetivas adicionais terão suas datas e locais passíveis de divulgação.

No total, todo o processo obedece sete etapas:

  • Primeira Etapa com Provas Objetivas de caráter classificatório e eliminatório;
  • Segunda Etapa com verificação de todos os dados biográficos e documentais, de caráter eliminatório;
  • Terceira Etapa referente a Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório;
  • Quarta Etapa composta pelo Teste Físico para Aptidão, de caráter eliminatório;
  • Quinta Etapa composta por Provas de Títulos, de caráter classificatório;
  • Sexta Etapa e penúltima já com a designação dos candidatos;
  • Sétima Etapa e última com a incorporação dos candidatos.

Os links para os editais podem ser conferidos abaixo:

Edital para cargos da Área da Medicina: https://www.marinha.mil.br/com1dn/sites/www.marinha.mil.br.com1dn/files/upload/Aviso%20de%20Convoca%C3%A7%C3%A3o%20n%C2%B0%2006-2018%20medicos%20Merge.pdf

Edital para cargos da Área da Saúde, Engenharia e Magistério: https://www.marinha.mil.br/com1dn/sites/www.marinha.mil.br.com1dn/files/upload/Aviso%20de%20Convoca%C3%A7%C3%A3o%20n%C2%B0%2005-2018%20Demais%20areas%20Merge.pdf

Por Carlos B.

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 11 Média: 2.5]

Concursos Relacionados

Comentários