Concurso Marinha 2019 – Vagas no Colégio Naval





Inscrições até o dia 29 de maio de 2019.

Iniciou-se, na última segunda-feira, dia 29 de abril, o período de inscrições para o novo processo seletivo promovido pela Marinha, cuja meta está no preenchimento de 190 postos de trabalho, que serão destinados à atuação no Colégio Naval, em 2019.

Quais os requisitos?

Está apto a participar todo jovem do sexo masculino, que esteja em idade entre 15 e 17 anos; que porte o certificado de ensino fundamental ou apresente a declaração de matrícula e frequência escolar, próxima de sua fase de conclusão.




O órgão da Marinha está estabelecido na região de Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. Assim, o Colégio Naval está iniciando o processo de recrutando e preparando os estudantes que ingressarão no curso de graduação promovido pela Escola Naval, na qual serão formados os novos oficiais da Marinha.

Qual o procedimento de inscrição?

O valor da taxa de inscrição está estipulado em 105 reais. O período de inscrições permanecerá aberto até o dia 29 deste mês de maio. O cadastro de inscrição deverá ser efetuado via internet, no site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Outro modo de cadastrar inscrições será dirigir-se aos postos presenciais, em 23 municípios.


Portanto, os atendimentos serão realizados nas unidades estabelecidas nas seguintes cidades:

Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro; em Angra dos Reis, do Rio de Janeiro; na cidade de Nova Friburgo, do Rio de Janeiro; em São Pedro da Aldeia, do Rio de Janeiro; na cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo; na cidade de Salvador, Estado da Bahia; na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte; na cidade de Olinda, Estado de Pernambuco; na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará; na cidade de Belém, Estado do Pará; na cidade de Santana, Estado do Amapá; cidade de Parnaíba, Estado do Piauí; na cidade de Santarém, Estado do Pará; na cidade de São Luís, Estado do Maranhão; na cidade de Rio Grande, Estado do Rio Grande do Sul; na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul; na cidade de Paranaguá, Estado do Paraná; na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina; na cidade de Ladário, Estado de Mato Grosso do Sul; na Capital Federal (Brasília); na cidade de Santos, Estado de São Paulo; na Capital São Paulo, Estado de São Paulo e na cidade de Manaus, Estado do Amazonas.

Este processo de seleção se dará em algumas fases. A primeira compreende a resolução de uma prova objetiva, que consistirá em um caderno com questões versando sobre matéria de português; de matemática; de língua inglesa; em estudos sociais e em ciências, a qual será ministrada em data prevista para a primeira quinzena do mês de agosto de 2019, além da prova de redação. Todas serão realizadas nos municípios previamente determinados, ou seja, por meio da inscrição presencial.

As demais etapas deste certame abrangerão as necessárias ações de avaliação sobre os documentos; os testes de avaliação psicológica; a inspeção sobre a saúde e o teste de aptidão física, entre os meses de setembro e outubro de 2019. O início deste curso está agendado para o dia 3 do mês de fevereiro de 2020.

Durante o curso na Marinha, todos os acadêmicos de ensino médio, tornando-se alunos do Colégio Naval, receberão a formação militar, complementar. Este curso terá duração oficial de três anos, conforme os dados registrados no documento edital.

Neste período de formação acadêmica, os alunos cadetes contarão com direito a uma bolsa mensal no valor de 989 reais; com alojamento; com alimentação; com uniforme e com as assistências médica, a odontológica, a psicológica, a social e também religiosa.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários