Concurso Marinha 2018/2019 – Serviço Militar Voluntário




Seleção irá ofertar 533 vagas em diversos estados.

O segundo semestre de 2018 está chegando ao fim, porém, a quantidade de oportunidades empregatícias de diversas fontes está só iniciando sua temporada. Neste caso, um novo concurso está aberto.

Trata-se do certame da Marinha, a qual está com novo concurso público oficialmente aberto, destinado ao preenchimento 533 postos de trabalho temporários para funções de Serviço Militar Voluntário, ou SMV, nos cargos que exigem nível fundamental e nível médio e técnico, cujas remunerações estão no valor de 2.320 e 3.388 reais, respectivamente.


Todas as pessoas interessadas em concorrer deverão estar em idade entre 18 e 44 anos, completos até a data da incorporação. O cadastro de inscrições inicia no dia 27 de novembro e se estenderá até o dia 11 de dezembro de 2018, que deverão ser efetuadas somente por meio do site: www.ensino.mar.mil.br. A taxa está estipulada no valor de participação de 75 reais.

Sobre as funções a serem preenchidas, segue a relação abaixo:

São diversas oportunidades destinadas à atuação nas seguintes áreas: de administração; na área de contabilidade; na área de edificações; em estruturas navais; em eletrônica; em eletrotécnica; em enfermagem; em farmácia; em higiene dental; em marcenaria; em mecânica; em metalurgia; em motores; no setor de motorista, para viaturas administrativas; em nutrição e dietética; em patologia clínica; em processamento de dados; em prótese dentária; em química; em radiologia médica; em telecomunicações, entre outras funções com especialidades.

Todas as oportunidades de vagas serão lotadas nos seguintes Estados:

Estado do Rio de Janeiro; de Minas Gerais; Estado de São Paulo; do Rio Grande do Sul; de Santa Catarina; Estado do Pará; do Rio Grande do Norte; Estado do Ceará; de Alagoas; da Paraíba; Estado de Pernambuco; Estado do Amazonas e também lotadas no Distrito Federal.


Todos os concorrentes recrutados e classificados nos testes terão direito os seguintes benefícios:

Ao vale alimentação; a ajuda para a aquisição de uniformes; a devida assistência médico-hospitalar; assistência religiosa; assistência psicológica, entre outras garantias que serão oferecidas.

Sobre as fases que compõem o itinerário desde novo concurso da Marinha, seguem as informações:

Este processo seletivo abrange as seguintes fases: inicia com a prova objetiva, que consistirá de um caderno com 50 questões versando sobre a matéria de língua portuguesa e sobre conhecimentos militares-navais, previamente agendada para o dia 17 de março de 2019; seguida da avaliação sobre os dados biográficos de cada concorrente; depois serão realizadas a inspeção de saúde; a prova de títulos; a devida avaliação sobre os documentos; a análise sobre os títulos, cujas datas precisas ainda serão definidas.

Sobre a estrutura do SMV, seguem as informações:

Todos os candidatos participantes classificados e habilitados para o serviço de SMV deverão cumprir um necessário estágio inicial, o qual estará dividido em duas fases, ao longo de 12 meses. Todos os candidatos aprovados nesta primeira fase, a qual consiste na instrução de tipo militar-naval, que tem duração de até 45 dias, serão promovidos, posteriormente, à função de marinheiro especializado, para os cargos de nível fundamental e na função de cabo para os de nível médio e técnico.

Todo o período restante será rigorosamente destinado à realização dos testes em conhecimentos técnico-profissionais dentro da Organização Militar escolhida pelos próprios marinheiros e cabos recém-chegados, para servir na função.

De acordo com os editais publicados, este serviço militar voluntário está dentro da norma de poder atingir uma duração máxima de até oito anos, desde que, ao longo deste período, a idade de cada recruta não exceda aos 45 anos. Deste modo, o tempo de serviço será renovado anualmente.

Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 49 Média: 3.1]

Comentários