Concurso Marinha 2017 – Quadro Complementar de Oficiais





Certame oferta vagas para as funções de Oficial da Armada e Oficial dos Fuzileiros Navais.

Para quem sonha em fazer parte da Marinha do Brasil e estava na expectativa do lançamento de edital de abertura de um novo concurso, as notícias que chegam são animadoras. É que a Diretoria de Ensino da Marinha, a DEnsM, fez o anúncio oficial de um novo concurso público, que visa à seleção de candidatos para compor o Quadro Complementar de Oficiais da Marinha, no ano de 2017, o CP-QC-CA/FN.

De acordo com informações do documento, serão disponibilizadas para a concorrência 5 vagas para o cargo de Oficial da Armada e 9 oportunidades para Oficial dos Fuzileiros Navais.




As 14 vagas disponíveis no certame são para as seguintes habilitações militares: Educação Física (somente para o cargo de Fuzileiro Naval), Máquinas e Sistemas de Armas e Eletrônica.

Poderão se inscrever no concurso pessoas que tenham concluído curso de nível superior na área em que desejam atuar. Desse modo é necessário estar devidamente regulado no órgão responsável pela fiscalização da profissão. Além disso, é preciso ser do sexo masculino e ter até 29 anos de idade.


Os interessados em se inscrever para o Concurso da Marinha 2017 devem aguardar a abertura do período de inscrições que acontece a partir do dia 23 do mês de maio e se encerram no dia 26 do mês de junho de 2017.

As inscrições serão realizadas somente via internet por meio dos seguintes endereços eletrônicos:

– www.ensino.mar.mil.br;

– www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

. Os candidatos para terem suas inscrições efetuadas com sucesso precisarão pagar uma taxa cujo valor é de R$100,00.

O processo de seleção dos candidatos ocorrerá em várias etapas sendo elas:

– Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais, de Inglês e realização de Redação;

– Inspeção de Saúde;

– Teste de Aptidão Física;

– Verificação de Dados Biográficos;

– Análise de Títulos.

Passado essas etapas o candidato entra para o Curso de Formação de Oficiais, que será realizado no Rio de Janeiro, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk.

Ao ingressar no curso o candidato será graduado como Guarda-Marinha e terá uma remuneração mensal além de benefícios como assistência médico-odontológica, alimentação, assistência psicológica, religiosa e social e uniforme.

Para acessar o edital e saber de outras informações acesse https://goo.gl/23JpZh.

Por Sirlene Montes

Comentários