Concurso ITA 2018 – Curso de Graduação em Engenharia




ITA oferta 110 vagas no Curso de Graduação em Engenharia.

Você sonha em fazer parte da Aeronáutica Brasileira? O seu sonho está próximo de ser realizado, pois já estão abertas as inscrições para o Concurso ITA Aeronáutica 2018, que está oferecendo 110 vagas para a área de Engenharia, compreendendo desde o segmento de computação até o de eletrônica. As oportunidades são voltadas para a unidade situada na cidade de São José dos Campos, em São Paulo.

O certame tem como finalidade selecionar jovens talentos tanto do sexo masculino quanto feminino. Do total de 110 vagas, 5 são reservadas para negros e 25 para as pessoas que almejam iniciar carreira no quadro de oficiais do Força Aérea Brasileira (FAB).


Tem interesse em participar? Confira, abaixo, tudo que você precisa saber sobre o concurso do ITA Aeronáutica!

Quais são as vagas oferecidas?

Conforme o edital do concurso, há 25 vagas privativas a serem ocupadas por candidatos que desejam ingressar na carreira militar por meio do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da FAB, 20 são voltadas para a ampla concorrência e 5 para aqueles que se auto declaram negros.

As demais oportunidades, 85, serão disputadas pelos candidatos que não desejam entrar para o Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da FAB. Aqui, são 17 vagas para negros e 68 para ampla concorrência.


A seleção inclui os cursos das áreas de Engenharia, tais como: Aeronáutica, Aeroespacial, Computação, Civil-Aeronáutica, Mecânica-Aeronáutica e Eletrônica.

Quem pode participar?

Para participar do concurso da aeronáutica brasileira é necessário atender aos requisitos exigidos pela instituição, que são:

  • Ser brasileiro nato;
  • Não ter 25 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2018. O ideal é que os candidatos tenham, no máximo, 23 anos de idade.
  • Ter concluído ou terminar o Ensino Médio ainda em 2018.

Como será a prova?

O concurso vai ser dividido em três etapas. Primeiramente, os candidatos farão uma prova, a ser aplicada no dia 23 de novembro, sendo composta por 60 questões objetivas, que abordam temas relacionados às disciplinas de Português, Matemática, Inglês, Física e Química.

Os aprovados serão encaminhados para a segunda fase, que está marcada para o mês de dezembro, em que será preciso fazer uma prova dissertativa com 10 questões sobre matemática e química, e 11 sobre física e uma redação.

As avaliações serão aplicadas nas principais cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba. Belo Horizonte, Belém, Campinas, Brasília, Campo Grande, Fortaleza, Cuiabá, Juiz de Fora, Goiânia, Manaus, Londrina, Porto Alegre, Natal, Ribeirão Preto, Recife, Salvador, São José dos Campos, São Luís, Vitória, Teresina e São José do Rio Preto.

Aqueles que forem selecionado nessa última fase serão convocados para passarem por uma inspeção de saúde, que vai acontecer na ITA, no dia 13 de janeiro de 2019, no auditório Lacaz Netto, das 9h até as 12h.

Como se inscrever?

Os interessados em entrar para a aeronáutica devem se apressar, pois as inscrições podem ser realizadas desde o dia 1º de agosto até 15 de setembro de 2018. A candidatura só pode ser feita somente por meio do site oficial da instituição (www.vestibular.ita.br).

Após entrar na página, basta fazer o seu cadastro, fornecendo os seus dados pessoais e de contato. É obrigatório arcar com uma taxa de inscrição no valor de R$ 140, que tem que ser paga até a data de vencimento, do contrário a sua inscrição será anulada e você não poderá participar do concurso.

Também é recomendado acompanhar as publicações feitas pelo órgão para se preparar e não perder nenhuma data de avaliação. Estima-se que o período letivo será iniciado nos primeiros meses do ano de 2019.

Por Simone Leal

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 0 Média: 0]

Comentários