Concurso INSS 2018 – Previsão





Ministério do Planejamento deve liberar Novo Concurso do INSS.

Para quem estava na expectativa de novas notícias sobre um possível concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social, o popular INSS, as novidades que chegam são bastante favoráveis. É que durante a semana Arnaldo Lima Júnior, que é o assessor do Ministério do Planejamento, afirmou que a partir do ano de 2019 serão retomados os preparativos para novos concursos federias. Dentre os concursos que devem ser retomados está o do INSS.

Na realidade, já faz algum tempo que as pessoas vêm esperando pela abertura de novos concursos no órgão, já que atualmente em todo o país observa-se uma considerável defasagem de servidores, que acaba comprometendo a qualidade dos serviços prestados à sociedade, que representam uma demanda bem grande.




Já era esperado que neste ano de 2017 nenhum concurso fosse realizado para o INSS, contudo, diante das declarações do Ministro e da necessidade de pessoal que o órgão possui, há quem aguarde que ele seja aberto já no ano de 2018.

Existe uma informação de que mais de 40% dos servidores que o órgão possui na atualidade devem se aposentar até o ano de 2017, o que é um número relativamente grande. Os próprios servidores, junto aos sindicatos da classe, têm reivindicado a abertura de novas seleções, para a recomposição do quadro de servidores.


Segundo o sindicato da classe, é uma urgência que os aprovados no último concurso do órgão, que representam uma soma de 950, sendo 800 para o cargo de Técnico de Seguro social e 150 para o cargo de Analistas de Seguro Social, sejam chamados e que, além disso, novos concursos sejam abertos, para evitar que o órgão entre em colapso diante da grande demanda de atendimentos.

Assim, mesmo com essa previsão de realização somente no ano de 2019, a recomendação é de que os interessados em realizar o concurso já comecem a se preparar para a realização da prova, uma vez que os conteúdos e consequentemente as questões, são bem complexas, o que exige um bom tempo de estudo, pois somente os candidatos mais preparados conseguem a aprovação.

Ainda no ano de 2016, o INSS enviou uma solicitação de nova seleção ao Ministério do Planejamento. No documento foram solicitadas a liberação de concurso para mais de 7 mil postos de várias carreiras do órgão. Os salários partiam de R$ 5.344,87, mais auxílio alimentação no valor de R$ 458.

Os números atuais apontam que no INSS hoje existe uma defasagem de cerca de 20 mil profissionais de várias funções, distribuídos em todo o país. Contudo, o maior déficit de servidores é na função de técnico. Por isso se ouvem tantas reclamações sobre o atendimento à população que acaba ficando prejudicada, pois os servidores atuais se sentem sobrecarregados por terem que trabalhar para compensar o que falta.

A situação ainda está mais grave devido ao fato de o governo federal ter diminuído os recursos enviados para o instituto. Segundo declarações de servidores do órgão, o cenário existente hoje é de caos, pois não há recursos suficientes.

Diante desse quadro, a expectativa é de que no mais tardar um novo concurso seja autorizado pelo Ministério do Planejamento, pois o INSS é um dos órgãos federais que mais necessita de atenção por parte do governo federal, seja na liberação de mais recursos e principalmente na abertura de novos processos seletivos, para que com a junção de novos servidores a prestação de serviços ocorra de forma estruturada e eficiente.

Nesse sentido, se você se interessa em realizar o concurso, comece a se preparar para a prova. Para isso busque por editais de concursos passado para verificar os conteúdos geralmente cobrados e procure refazer as provas de certames passados.

Sirlene Montes

Comentários



3 comentários em “Concurso INSS 2018 – Previsão

  • Eu acho um fiasco esse limite de aprovados para o INSS, eu fiz esse ultimo concurso fui aprovado, na classificação final minha posição foi 194. Eles poderiam aumentar essa validade de um para dois anos prorrogando por mais um ou dois e aproveitar essa centena de aprovados que fica sempre, já que sempre está faltando pessoal mas os concursos públicos hoje viraram uma loteria, isso é só para arrecadar dinheiro!! Muita sacanagem eles poderiam chamar mais aprovados aumentando essa validade. Mas em fim, Brasil!!

  • · Editar

    Gostaria muito de fazer esse concursos ,gosto muito de trabalhar em equipe que saibam ter convivo harmonioso e comprometimento com os afazeres.

Comentários fechados.