Concurso Ibram 2018 – Novo Pedido de Seleção



Ministério do Planejamento já estuda solicitação.

O Ibram, órgão responsável por cuidar dos Museus brasileiros, solicitou um novo pedido de abertura para concursos ao Ministério do Planejamento, que está analisando a proposta de 313 vagas, sendo que variam em cargos de nível médio e superior.

Esses cargos solicitados são 73 vagas para o cargo de assistente técnico, 100 de analista, 19 técnico para assuntos educacionais e 121 para assuntos culturais.



Praticamente todos os cargos exigem formação superior, salvo o técnico, que precisa ter somente nível médio completo.

Em relação ao valor dos salários, não foram divulgados, porém, dá para tirar uma base pelos salários atuais que não são nada ruins.

O último concurso realizado pelo órgão foi no ano de 2010 e a média dos salários chegou na época a três mil reais. Portanto, com as correções salariais com certeza a média de salário não será ruim.



Ele abriu vagas para vários estados de todo o Brasil, então a estimativa é que tenham vagas em uma ampla região abrangendo vários estados novamente.

Na ocasi& atilde;o o processo seletivo contou com uma prova escrita que continha questão de língua portuguesa, conhecimentos gerais e específicos, noções de informática, e para as provas de técnico e analista também contaram com questões de inglês e espanhol.

O último concurso expirou em 2014, portanto, há bastante tempo não há contratação pelo órgão, estimando então que irá abrir vá rias vagas em todo território nacional.

O órgão foi criado no ano de 2009 pelo ex-presidente da época, Luiz Inácio Lula da Silva. Que fundamentado em lei ele tem a obrigação de manter a ordem e preservação dos Museus federais, assim como o Iphan.

Atualmente são 30 museus que poderão contar com os serviços dos novos contratados.

Portanto, aproveite que ainda não saiu nada sobre o edital final do concurso e pesquise sobre as unidades que poderão precisar de funcionários, veja quais são as mais próximas de você e se realmente compensará até uma eventual mudança de cidade para poder ocupar uma dessas vagas.

Já vá pesquisando sobre a prova passada e seu conteúdo, para se preparar da melhor maneira possível e conseguir um cargo nesse órgão que com certeza te oferecerá uma carreira bem-sucedida ao longo dos anos.

Com a instabilidade econômica do nosso país cada vez mais abalada, sem dúvida nenhuma um cargo federal é uma das melhores opções no momento, então presume-se que o concurso será bem disputado. Por isso é importantíssimo já começar a se preparar. Estude sobre todo conteúdo que costuma ser cobrado nas provas, para que no dia do exame você não ser pego de surpresa.

Outra coisa importante é pesquisar onde geralmente se aplica as provas do concurso, para ver qual local é mais próximo de você, podendo assim organizar todos os detalhes de uma possível viagem. Assim como hospedagem se for necessário, e uma rota mais econômica e até mais eficiente de sua cidade até o local da prova.

Vamos aguardar que o Ministério do Planejamento aprove esse concurso para que assim possamos ter mais uma chance de ingressar com um bom salário na carreira federal. E que assim mais pessoas que se encontram desempregadas e sem muita opção de emprego consiga assim sair dessa situação.

O país tem enfrentado uma crise financeira muito forte, com isso mais famílias estão sendo abaladas, pais desempregados, filhos, maridos, a economia nunca teve tão desestruturada como nesses últimos tempos, por isso é preciso ficar atento e se preparar para quando surgir uma ótima oportunidade como essa, esteja pronto para não deixar passar uma grande chance como essa.

Com certeza se você conseguir efetivar em um desses cargos propostos sua carreira estará garantida para o resto de sua vida, se assim preferir.

Ricardo Ferreira Rodrigues

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 0 Média: 0]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *