Concurso IBGE 2019 – Novo Pedido de Seleção




Novo certame ainda depende da aprovação do MPDG.

Realizar um concurso público e ser aprovado é um sonho de muitos brasileiros. Afinal, com a situação de crise econômica pela qual o país vem passando, conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho está cada vez mais difícil, principalmente pelo fato de que a concorrência por novas vagas está cada dia maior.

No decorrer deste ano de 2018 muitos concursos públicos foram aguardados, contudo, a maioria ainda não recebeu autorização para realização.


Quem se encontrava na expectativa da publicação do edital de abertura de um novo concurso público do IBGE, já sabe que terá que esperar mais um pouco. O ano de 2018 já praticamente terminou e nenhuma notícia positiva sobre a realização deste concurso foi divulgada.

Desse modo, a expectativa para realização deste concurso passa para o ano de 2019, apesar de ainda não estar nada confirmado.

O último documento enviado para o MPDG, que é o Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, como pedido de autorização previa a disponibilidade de um total de 1800 vagas com oferta de oportunidades para pessoas com formação de nível médio e de nível superior. Porém, como em todas as outras tentativas, o pedido foi negado e arquivado pelo ministério.


Contudo, essa negativa frustrou bastante os servidores do Instituto, assim como seu presidente Roberto Olinto, que já deixou claro que este concurso deve ser realizado em caráter de urgência.

Dessa forma, um novo documento já está sendo preparado para ser enviado ao ministério. Enquanto o certame não receber autorização novos pedidos devem ser enviados.

De acordo com as palavras do presidente do instituto, há um clima de incertezas muito grande no órgão, o que se deve ao fato de ele não receber os recursos necessários por parte do governo, como novos servidores, o que impede que o instituto desenvolva suas atividades com eficiência, não podendo realizar determinadas pesquisas que lhe são solicitadas.

Dessa forma, se a situação do instituto continuar da mesma forma em 2019, as coisas tendem a ficar ainda mais difíceis. O instituto Brasileiro de Pesquisas Geográficas pode chegar ao fim.

O documento que foi enviado ao Ministério solicitava a abertura de 1800 novas vagas para o instituto, desse montante 1200 serão para a função de técnico em informações estatísticas e geográficas. Já as 600 restantes seriam para a função de analista de planejamento, de gestão e de infraestrutura em informações estatísticas e geográficas.

Dessa forma, quem desejar concorrer a uma das vagas disponíveis para a função de técnico é necessário possuir formação completa de nível médio, sendo necessário que a instituição de ensino cursada possua o reconhecimento do Ministério da Educação, o conhecido MEC.

De acordo com informações atuais, um profissional lotado no cargo de técnico recebe uma remuneração cujo valor é de R$ 3.890,87, valor este que já está incluído o vale-alimentação.

Já quem quiser se candidatar a uma das vagas no posto de analista necessita possuir formação completa de nível superior, visto que são aceitos vários cursos. Seguindo a tabela de vencimentos, um profissional que atue neste cargo possui a remuneração cujo valor é de R$ 8.213,07, também já incluso o benefício.

O IBGE realizou um último concurso público no ano de 2015. Na época foram liberadas para a concorrência um total de 600 vagas, todas para o cargo de técnico. A banca contratada para organizar e executar o certame foi a FGV, que é a Fundação Getúlio Vargas. O concurso de 2015 teve seu prazo de validade expirado no mês de maio deste ano de 2018.

Nesse sentido, ainda não existe um prazo para a realização do concurso do IBGE, restando aos interessados aguardar um pouco mais por qualquer novidade.

Srlene Montes

Comentários