Concurso IASES 2019 ES – Agente Socioeducativo




Inscrições até o dia 12 de abril de 2019.

Novo processo seletivo está sendo divulgado neste primeiro semestre de 2019. Trata-se do edital de concurso público para cargos no IASES, ou Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado do Espírito Santo.

Este novo certame tem por meta a formação do cadastro reserva de pessoas para cargos na função de agente socioeducativo. Todas as lotações serão efetivadas no município de Linhares, Estado do Espírito Santo.


Todas as pessoas interessadas em iniciar uma carreira neste cargo deverão portar diploma de formação em nível médio e a carteira de habilitação na escala “B”. O valor da remuneração inicial está em 2.467 reais, já suplementado do benefício de auxílio-alimentação, no valor de 300 reais.

Todos os futuros candidatos que forem nomeados serão contratados dentro do regime de trabalho temporário. Este mesmo contrato de trabalho terá durabilidade de até um ano, embora possa ser prorrogado, de acordo com o critério da própria administração, por até mais um ano.

Conforme o que está registrado no documento do edital deste novo processo seletivo do IASES, as atribuições do cargo são as seguintes:


A – atuar de modo a intervir pedagogicamente, de modo direto ou indireto, sobre os processos socioeducativos, por meio do diálogo, de orientações técnicas e sob as diretrizes administrativas, quando solicitado;

B – atuar na preparação, na execução e na avaliação do chamado Plano Individual de Atendimento, ou PIA;

C – atuar no registro de irregularidades e de fatos relevantes para o eficiente atendimento de forma técnica, no caderno de ocorrências. Tudo o que acontecer na admissão e no desligamento; sobre as movimentações internas e também externas; ao longo do cumprimento das medidas socioeducativas;

D – atuar na realização e no controle de movimentações internas dos processos socioeducativos sobre os “socioeducandos”; no acompanhamento dos atendimentos técnicos; nos horários de lazer; nas refeições; na arte e cultura; no esporte; sobre as atividades acadêmicas e demais cursos profissionalizantes;

E – atuar por meio de uma espécie de canal de comunicação que unifique todos os “socioeducandos” aos diversos setores que prestam atendimento técnico na unidade;

F – atuar no acompanhamento das tarefas de rotina, na orientação sobre o suporte prestado ao “socioeducandos” entre os grupos de trabalho;

G – atuar de modo promover reuniões matinais e na elaboração de relatórios sobre a vida cotidiana, registrados em atas, no rigoroso processo de desenvolvimento dos mesmos socioeducandos;

Sobre o concurso para cargos no IASES (Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado do Espírito Santo) seguem as informações:

Todas as pessoas interessadas em concorrer neste processo de seleção deverão cadastrar suas inscrições no próprio site da instituição: www.selecao.es.gov.br. O período de inscrição se dará entre os dias 3 e 12 do mês de abril de 2019. Não será cobrada qualquer taxa para participar.

Assim, este novo certame para cargos no IASES consistirá em duas fases distintas:

Em primeiro lugar a entrega, para análise, da necessária documentação comprobatória de experiência e de qualificação profissional na área; que será uma etapa de caráter eliminatório e classificatório, portanto, cada candidato será avaliado dentro do critério que estabelece as condições para atuar no cargo.

Em seguida, será estabelecida a necessária investigação social e a abertura de sindicância sobre a vida pregressa de cada candidato selecionado, em caráter eliminatório, cuja meta está em fazer comprovar a idoneidade e a conduta consistente e moralmente correta, tanto na vida pública quanto na vida privada, sendo um processo de investigação social, que será efetuado rigorosamente.

Deste modo, todo candidato que passar por essas metas será contratado. Vale a pena conferir.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários