Concurso Fortaleza 2019 CE – Vagas para Professor





Inscrições até o dia 3 de fevereiro de 2019.

A Secretaria de Educação de Fortaleza, no estado do Ceará, através da Prefeitura de Fortaleza, abriu processo seletivo para a contratação de professores para vagas de preenchimento imediato e cadastro reserva. Os profissionais atuarão na Educação Intanfil e Ensino Fundamental, com vencimentos iniciais em R$ 4.534,64.

O edital, lançado pela secretaria, informa que das 92 vagas disponíveis, 14 são para contratação imediata e outras 78 para cadastro reserva, que podem ser preenchidas por aqueles que possuírem formação em mestrado e doutorado em educação e aqueles que possuírem formação ou estão cursando especialização na área de educação ou continuada.




O processo seletivo tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, apenas uma única vez.

Cronograma

De acordo com o cronograma previsto em edital, a solicitação da inscrição pela internet segue até o dia 03 de fevereiro. O resultado das inscrições com os selecionados na primeira etapa acontece até o dia 11 de fevereiro, com entrega dos títulos e experiência profissional nos dias 12 e 13 de fevereiro. A prova didática acontecerá no dia 23 de fevereiro, com resultado e homologação final no dia 28 de fevereiro.


Vagas

Para os formadores dos anos iniciais do ensino fundamental, são exigidos os seguintes requisitos: graduação em pedagogia ou letras e experiência mínima de dois anos nos anos iniciais do ensino fundamental, comprovada por declaração ou certidão.

Já para os formadores da educação infantil, são exigidos os seguintes requisitos: graduação em letras ou pedagogia e experiência profissional de dois anos na área, comprovada por declaração ou certidão.

Temas da prova

O edital também divulgou o conteúdo do tema das provas que serão aplicadas no dia 23 do próximo mês.

Ensino infantil: A história da infância e da educação infantil no Brasil; organização curricular na educação infantil; legislação da educação infantil no Brasil; o cuidar e educar nas instituições de educação infantil; as contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a educação infantil; as brincadeiras na educação infantil; as cem linguagens da criança e o papel do professor da educação infantil; oralidade, leitura e escrita na educação infantil: alternativas teóricas e práticas; literatura infantil e as práticas pedagógicas com as implicações para o desenvolvimento infantil e os instrumentos metodológicos na educação infantil: planejamento, registro, observação e avaliação.

Anos iniciais do ensino fundamental: O ensino da oralidade para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; leitura: formando leitores críticos; estratégias metodológicas para o ensino e aprendizagem da matemática; produção de textos escritos nos anos iniciais do ensino fundamental; a importância da literatura infantil no processo de formação de leitores e a resolução dos problemas nos anos iniciais do ensino fundamental.

Carga horária

Os selecionados na formação da educação infantil terão uma carga horária de quarenta horas na rede municipal de ensino, participando das reuniões, estudos e encontros, além de participar da formação em educação infantil com presença mínima de 75 por cento. Durante o ano letivo, a secretaria exigirá deste profissional relatórios e exigirá que o selecionado esteja sempre atualizado.

Os selecionados para o cargo de formador de anos iniciais do ensino fundamental trabalhará na formação dos profissionais dos anos iniciais e realizará o acompanhamento psicológico, com o compromisso da política de alfabetização, incentivando a participação dos professores e realizar as atividades pertinentes a sua função.

Inscrições

Os interessados deverão desembolsar a quantia de 110 reais como taxa de inscrição e realiza-la pelo site http://concursos.fortaleza.ce.gov.br. Além da carga horária e do salário, os selecionados receberão um auxílio transporte e refeição, fornecidos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. No site, o candidato ou candidata poderá ter acesso ao PDF do edital e assim consultar informações mais detalhadas sobre este processo seletivo.

Por Leandrinho de Souza

Comentários