Concurso EsPCEx 2018 – Inscrições



Certame destina vagas para o ingresso no Curso de Formação e de Graduação de Oficiais na Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.

Novo concurso público de grande porte está oficializado e anunciado. Trata-se do edital divulgado na última quarta-feira, dia 09 de maio, no Diário Oficial da União, para o preenchimento de vagas na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, o certame do EsPCEx de 2018. O número de postos ofertados é de 445, destinados ao ingresso no Curso de Formação e de Graduação de Oficiais na Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.

A distribuição será a seguinte: 320 postos destinados ao sexo masculino e 36 postos destinados ao sexo feminino. Em relação aos candidatos afrodescendentes serão 80 lugares destinados ao sexo masculino e os demais 9 destinados ao sexo feminino.



Todas as pessoas interessadas deverão cadastrar inscrições no site da EsPCEx: www.espcex.ensino.eb.br/. O período de inscrições iniciou no dia 9 de maio e se estenderá até o dia 8 de junho de 2018. O valor da taxa de inscrição é unitário, de 90 reais, sendo que o boleto deverá ser pago até o dia 12 do mês de junho de 2018.

As condições necessárias para a participação as seguinte:

Ser cidadão brasileiro nato; possuir diploma de conclusão de ensino médio ou, ao menos cursando o 3º ano acadêmico; estar em idade mínima de 17 e máxima 22; estar quite com o serviço militar; em relação aos homens, possuir estatura mínima 1,60 metros e no caso das mulheres, estatura mínima de 1,55m.

O itinerário de avaliação seguirá o critério de duas fases:

A primeira consistirá de Exame Intelectual e a segunda etapa se dará por meio de avaliação de documentos biográficos dos candidatos; pela realização de Inspeção de Saúde e do devido Exame de Aptidão Física.



As provas objetivas conterão os seguintes temas:

No primeiro dia será ministrado um caderno com questões versando sobre o Idioma Português, em 20 perguntas objetivas; uma questão de caráter discursivo (Redação); questões versando sobre Física, em 12 perguntas objetivas e questões versando sobre Química, em 12 perguntas objetivas. Essa fase será realizada sem intervalos no dia 29 do mês de setembro de 2018.

No segundo dia será realizada a prova com questões versando sobre a disciplina de Matemática, em 20 perguntas objetivas; questões versando sobre Geografia, em 12 perguntas objetivas; questões versando sobre História, em 12 perguntas objetivas e questões versando sobre língua Inglesa, em 12 perguntas objetivas. Essa fase será realizada no dia 30 do mês de setembro de 2018.

O departamento da Academia Militar das Agulhas Negras constitui uma das Unidades do Exército Brasileiro, compondo uma de suas escolas de ensino superior situada no município fluminense de Resende, território brasileiro. Trata-se da única escola de formação de oficiais na carreira de Armas de Infantaria, na carreira de Cavalaria, em Artilharia, em Engenharia e nas Comunicações, no Quadro de gerência de Material Bé lico e no setor de Serviço da Intendência das Forças Armadas Brasileiras.

Assim que ingressar no quadro de servidores do órgão, o colaborador receberá remuneração mensal; a devida assistência médica; assistência odontológica e a assistência psicopedagógica. Será distribuído o fardamento, a alimentação necessária e lugar em alojamento. O candidato nomeado e empossado no cargo, assim que iniciar o exercício do posto, receberá vencimento no valor de 956 reais, e assim que ingressar na AMAN, o valor sobre para 1.054 reais. No caso do Aspirante a oficial, no primeiro posto para carreira, assim que concluída a fase da AMAN, o mesmo receberá aumento, passando a receber 6.268 reais.

Por Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 44 Média: 2.8]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *