Concurso Detran SP 2019 – Vagas Abertas




Concurso do Detran de São Paulo oferta 575 vagas de emprego.

Está cada vez mais perto o momento da abertura oficial do edital do certame público referente ao Departamento Estadual de Trânsito, o Detran do Estado de São Paulo. Isso porque no dia 24 de novembro, sábado, foi divulgado em Diário Oficial do Estado, as informações sobre a organizadora do concurso. A selecionada foi a Fundação Carlos Chagas (FCC), que será a responsável pela seleção e preenchimento de 575 oportunidades. Conforme a Lei Complementar de número 1.328, datada em 11 de julho de 2018, o certame terá a sua publicação em um período de 180 dias. Sendo assim, o prazo máximo é em janeiro de 2019.

Sobre a comissão organizadora

Na edição de 5 de setembro do Diário Oficial do Estado, foi divulgado que a comissão organizadora deverá tomar todas as providências que se fizerem necessárias em relação à preparação e também à realização do processo do órgão. Com isso, portanto, o grupo formado é composto por titulares e por suplentes. No primeiro estão: Carine de Amorim Simões e Izadora Rodrigues Normando. Já no grupo de suplentes, temos Luiz Carlos Krzyzanovski, Fátima Regina de Souza, José Iberê Fernandes Junior, Wellington Cruz Barbosa, Lorenzo Santiago Franco e Neusa Maria Lopes.


Sobre as vagas oferecidas

Segundo o documento que autoriza o certame, são dois os cargos oferecidos pelo Detran-SP. A divisão ficou da seguinte forma: 200 oportunidades para o cargo de Agente Estadual de Trânsito I e 375 vagas para o cargo de Oficial Estadual de Trânsito I.

Para a oportunidade de Agente, o candidato terá a remuneração inicial de R$ 4.657,50. Para participar, é preciso ter graduação completa, independente da área de formação, e também carteira nacional de habilitação (CNH) em categoria “B” ou superior. Já para o cargo de Oficial, os vencimentos são de R$ 1.863, sendo necessária a formação em nível médio ou, ainda, curso técnico e profissionalizante em um nível que seja equivalente.

Responsabilidades dos cargos

O Agente Estadual de Trânsito tem, entre as responsabilidades de seu exercício, desempenhar as atividades de gestão e de técnicas do cargo, executando todos os serviços relacionados aos planos legais e às suas competências dentro da instituição. Já o Oficial Estadual de Trânsito precisa desempenhar as funções destinadas ao apoio, execução e à gestão de serviços que tenham relação com as competências da instituição, desde que sigam as conformidades do Sistema Nacional do Trânsito.


A jornada de trabalho das funções é de 40 horas por semana, seguindo as regras da Consolidação de Leis de Trabalho, a CLT.

Ao que tudo indica, ainda, o concurso do Detran-SP terá as seguintes etapas para a seleção de seus classificados: em primeiro lugar, uma prova objetiva sobre conhecimentos específicos e gerais, sendo ela de caráter eliminatório e também classificatório; e uma prova de títulos, somente classificatória.

Sobre o último concurso do órgão

O último concurso do órgão ocorreu no ano de 2013, contando com um total de 1.200 oportunidades. Dessas, 600 eram destinadas para o emprego como Oficial Estadual de Trânsito e outras 600 para Agente Estadual de Trânsito.

O certame teve um número superior a 310 mil inscritos. Com isso, a relação foi de 260 participantes por oportunidade. Na ocasião, a organização do processo de seleção foi feito pela Fundação Vunesp, contando com provas objetivas e provas de títulos. As primeiras para Oficial Estadual de Trânsito contaram com 5 questões de Matemática, 12 de Língua Portuguesa, 4 sobre noções de informática, 4 sobre legislação e 25 sobre a legislação de trânsito.

Para Agente Estadual de Trânsito, a divisão ficou da seguinte forma: 5 questões de Matemática, 10 de Língua Portuguesa, 7 sobre Direito Administrativo, 4 sobre noções de informática, 7 sobre legislação, 8 sobre gestão pública e 22 sobre legislação de trânsito. A distribuição das vagas foi feita para a capital, regiões de Araçatuba, Barretos, Botucatu, Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Fernandópolis, Marília, Itapeva, Presidente Prudente, Mogi Guaçu, Ribeirão Preto, Registro, Sorocaba, São José do Rio Preto, Taubaté e Santos e região metropolitana.

Por Kellen Kunz

Concurso

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 7 Média: 4.4]

Comentários