Concurso DETRAN-SP 2019 – Previsão de Edital




Edital deve ser publicado nos próximos dias e pode contar com mais de 500 vagas.

Um dos editais mais aguardados ainda para este ano é o do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN SP), que deve oferecer 575 vagas para os cargos de Oficial Estadual de Trânsito I e Agente Estadual de Trânsito I, em que para participar será necessário nível médio e superior, respectivamente. Já pensou em começar a estudar o quanto antes para o concurso DETRAN SP?

A expectativa é que o edital seja divulgado nas próximas semanas e a banca responsável pelo Concurso DETRAN SP deve ser a Vunesp ou a Fundação Carlos Chagas. O Órgão tem até janeiro para publicar o edital, que é considerado a data limite. O certame vai oferecer 575 vagas, sendo deste total 375 referente ao cargo de Oficial Estadual de Trânsito I e 200 para o cargo de Agente Estadual de Trânsito I.


A comissão para a realização do concurso Detran já foi formada e divulgada, por isso, os próximos passos para a realização do certame é a definição da banca organizadora e a publicação do edital.

Os candidatos com nível médio ou técnico podem concorrer para o cargo de Oficial Estadual de Trânsito, que tem a remuneração inicial de R$ 1.863,00. Para nível superior, o concurso DETRAN SP vai ter oportunidades para o cargo de Agente Estadual de Trânsito I, em que também é necessário ter carteira nacional de habilitação de, pelo menos, categoria B. A remuneração inicial é de R$ 4.657,50.

O último concurso realizado pelo DETRAN foi em 2013 e teve 1.200 vagas com 600 oportunidades para cada cargo: Agente e Oficial. Os interessados foram avaliados por meio de provas objetivas de múltipla escolha, que abrangiam tanto a parte de conhecimentos gerais, quanto à parte de conhecimentos específicos.


A banca responsável pelo último concurso DETRAN SP foi a VUNESP e as provas para o cargo de Oficial abrangiam as seguintes disciplinas: 12 para português, 5 de matemática, 4 sobre legislação, 4 de informática e também 25 sobre legislação de trânsito.

Em relação ao cargo de Agente, as provas foram compostas de 10 questões sobre português, 5 de matemática, 4 de legislação, 7 sobre direito administrativo, 22 sobre legislação de trânsito, 4 sobre informática e 8 relacionada ao conteúdo de gestão pública.

O último concurso DETRAN SP ofereceu oportunidades para Araçatuba, Botucatu, Barretos, Bauru, Itapeva, Campinas, Fernandópolis, Franca, Presidente Prudente, Marília, Mogi Guaçu, Taubaté, Santos, Ribeirão Preto, capital paulista, entre outras cidades.

Como passar no próximo concurso DETRAN SP?

– Como o edital está previsto para sair ainda este ano, o interessado deve começar os estudos antes da publicação do documento, pois isso ajudará a ter domínio dos conteúdos cobrados, sobretudo se este for o seu primeiro concurso público ou você ainda não tem muita base.

– É fundamental fazer um planejamento para organizar e estruturar toda a rotina, sobretudo se a pessoa precisa conciliar com outras atividades como o trabalho. O cronograma deve ser compatível coma realidade do estudante e ajustado de acordo com a carga horária.

– Priorize as disciplinas que tenham um maior peso e também um número maior de questões.

– Separe tempo para fazer revisão e resolver questões de forma exaustiva. Quando a banca do concurso DETRAN SP for definida, foque em resolver exercícios específicos da organizadora, para você conhecer o estilo de prova, nível de cobrança e os assuntos mais cobrados. Faça uma lista, para ajudar você na revisão de reta final.

– O seu cronograma deve ser estruturado em três partes: teoria, revisão e exercício, todavia dedique-se mais a resolução de questão e revisão. Outra dica é fazer simulado, para medir o seu desempenho e saber em que disciplina está bom ou precisa de um reforço.

Compartilhe a notícia nas suas mídias sociais e muito sucesso nos estudos para o concurso DETRAN SP!

Por Babi

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 17 Média: 2.4]

Comentários