Concurso Detran-PA 2019 – Inscrições e Vagas




Certame conta com 100 oportunidades para Agente de Fiscalização e Educação de Trânsito.

Encontram-se abertas as inscrições para o concurso público do Departamento de Trânsito do Pará (Detran PA). A seleção tem o objetivo de preencher um total de 100 imediatas, que serão distribuídas para atuação em todo o estado.

Cargos

São dois os cargos com vagas disponíveis no edital. São eles:


Agente de fiscalização de trânsito, com 66 vagas abertas.

Agente de educação de trânsito, com 34 vagas.

A formação requerida para se candidatar a ambos os cargos é possuir o Ensino Médio completo. Para o cargo de fiscalização de trânsito é também necessário ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “AB” ou superior. O documento precisa ter sido expedido há, no mínimo, dois anos.


A remuneração inicial nos dois cargos é de R$ 2.191,52. Há ainda o acréscimo de gratificação.

A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.

Inscrições

As inscrições para este concurso estão abertas desde o dia 27 de novembro e irão até às 23h59 do dia 20 de dezembro de 2018. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp Concursos), no link https://www.portalfadesp.org.br . A taxa de inscrição é de R$ 35,00 para ambos os cargos.

Candidatos PcD (Pessoa com Deficiência) deverão enviar documentos atestando sua condição entre os dias da inscrição para o concurso. Ou seja, entre os dias 27 de novembro e 20 de dezembro de 2018. Este é o mesmo prazo para os candidatos pleitearem isenção na taxa de inscrição por possuírem baixa renda ou serem PcD.

As inscrições poderão ser pagas até o dia 21 de dezembro de 2018. A impressão do cartão de inscrição irá ocorrer entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2019. Informações detalhadas, bem como os formulários a serem preenchidos também se encontram no site da Fadesp Concursos.

Provas

O exame está previsto para o dia 10 de fevereiro de 2019, em Belém, capital do Pará. Serão quatro horas de duração para o candidato responder uma prova objetiva e outra discursiva. Na prova objetiva haverá 50 questões de múltipla escolha. Já a prova discursiva consistirá em elaborar uma redação com o tamanho de 20 a 30 linhas a partir de tema sugerido pelo enunciado da questão.

O candidato será avaliado nos seguintes conteúdos na prova objetiva: língua portuguesa, raciocínio lógico/ matemática, informática, legislação relacionada ao Detran PA, ética e qualidade no serviço público e conhecimentos específicos.

Aos candidatos ao cargo de agente de fiscalização há outras fases na seleção, como avaliação médica e psicológica, teste para verificar a capacidade física, apresentação de Certidão Negativa Criminal e curso de formação

A validade do concurso será de um ano, contando a partir da data de homologação do resultado final. Há a possibilidade de o prazo ser prorrogado uma vez, por mais um ano, se for interesse do Departamento de Trânsito do Pará.

Dentre a legislação específica, o candidato deverá ter atenção à Lei Ordinária7.594, de 28 de dezembro de 2011, do Governo do Estado do Pará. O documento determinou uma reorganização no Departamento de Trânsito, dentre outras definições. É uma lei com 47 artigos distribuídos em 7 capítulos. Ela pode ser lida na íntegra no seguinte link: https://www.sistemas.pa.gov.br/sisleis/legislacao/968

Atribuições dos cargos

São as principais atribuições do agente de fiscalização de trânsito:

– atividades de fiscalização e operação no trânsito;

– fiscalizar a condição de veículos e a validade de documentos;

– realizar operações especiais de fiscalização em vias urbanas e rodovias;

– participar de operações integradas com outros órgãos do Sistema Nacional de Trânsito do Estado.

São atribuições do agente de educação de trânsito:

– atividades ligadas À execução de programas e projetos de Educação para o Trânsito;

– dar apoio a ações de fiscalização e engenharia de trânsito;

– realizar outras atividades relacionadas à sua área de atuação.

Por Luís Fernando Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 17 Média: 3.4]

Comentários