Concurso Detran ES 2019 – Previsão de Edital





Concurso deve ser retomado em abril deste ano.

Estamos no início de mais um ano e muitas pessoas em decorrência da baixa oferta de vagas de trabalho se encontram na expectativa pela abertura de novos processos seletivos ou concursos públicos, para que assim possam ter a oportunidade de concorrer a uma vaga em em trabalho que ofereça estabilidade e segurança financeira.

Dessa forma, um concurso que vem sendo aguardado desde o ano passado é do Detran do Espírito Santo. Porém, as informações mais recentes dão conta de que ele e outros certames do estado não poderão ser realizados neste primeiro trimestre de 2019.




É isso, o novo concurso público do Departamento Estadual de Trânsito-ES desde o ano passado vem sendo planejado, agora as informações apontam que sua realização depende de Renato Casagrande, governador do estado do Espírito Santo.

Contudo, um decreto publicado no dia 2 do mês de janeiro determina a proibição de novos concursos públicos até o dia 30 do mês de abril. O que adia ainda mais a realização deste certame que já era bastante esperado, cujos preparativos só poderão ser retomados a partir do mês de maio.


O novo concurso do Detran-ES foi anunciado no mês de agosto do ano passado, quando o então governador do estado deu o aval para a sua realização.

De acordo com o texto original do projeto, seriam disponibilizadas na concorrência um total de 94 vagas, sendo que deste total 80 eram para o posto de assistente de trânsito e 14 vagas para o posto de analista de trânsito.

Para o cargo de assistente o candidato para concorrer a uma das vagas precisará possuir formação completa de Ensino Médio. A remuneração inicial prevista para este cargo é no valor de R$ 2.409,75.

Já quem quiser concorrer a uma vaga para o cargo de analista precisará possuir formação completa em curso de nível superior em áreas diversas. A remuneração inicial para este cargo é no valor de R$ 5.179,94.

Uma comissão multidisciplinar já foi formada para se encarregar da preparação do concurso e para definir a empresa organizadora do certame. A escolha dos membros aconteceu no mês de novembro do ano passado.

Normalmente para o cargo de analista as áreas aceitas são de administração, ciências da computação, análise de sistemas, arquitetura, psicologia, economia e serviço social.

Dessa forma, a comissão é composta por 19 membros e tem como presidente Ana Claúdia Passos Silva, que é servidora do órgão.

O último concurso público organizado pelo Detran –ES aconteceu no ano de 2010, quando foram disponibilizadas para concorrência o total de 50 vagas, distribuídas entre os cargos de assistente técnico de trânsito e técnico superior. As áreas de cursos aceitos foram direito, administração, análise de sistemas, estatística, contabilidade, psicologia e jornalismo. A empresa contratada para organizar e executar o concurso foi o Cespe/UnB, hoje atuando como Cebraspe.

Nesse sentido, se você possui interesse em realizar este concurso e se tornar um servidor do Detran-ES, o concurso apesar de adiado deve acontecer ainda neste ano de 2019. Por essa razão, os interessados já podem começar a se preparar para a realização das provas.

Geralmente os candidatos a concursos do Detran precisam realizar provas objetivas de múltipla escolha sobre conteúdos de língua portuguesa, raciocínio lógico, informática e conhecimentos gerais e específicos, o que inclui legislação de trânsito e admnistração pública.

Para já ir se preparando para a prova do Concurso Detran-ES 2019 o candidato pode verificar editais de concursos passados para o cargo desejado, uma vez que os conteúdos geralmente são os mesmos.

Sendo assim, segundo o decreto publicado, a realização do concurso público Detran-ES só poderá ser realizada após o mês de abril. Até lá os interessados terão que aguardar.

Ana Paula

Comentários