Concurso Detran ES 2019 – Previsão de Edital




Seleção deverá ofertar 94 vagas. Banca Organizadora será divulgada em breve.

O segundo de semestre de 2018 está próximo do fim, porém, novas oportunidades de cargos estáveis, por meio de processos seletivos, estão prestes a serem ofertados ao público geral de estudantes e profissionais.

Recentemente foi anunciado que o Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Espírito Santo, o Detran-ES, está próximo de confirmar o nome da banca responsável pela organização do próximo concurso público, que será promovido pelo órgão. Este é um dos processos de seleção mais aguardados deste ano, embora a sua realização efetiva se dê, provavelmente, no próximo ano, de 2019.


De acordo com as informações angariadas no setor, o concurso em questão foi anunciado por meio do gabinete do governo daquele Estado, desde o dia 20 de agosto. Este processo seletivo pretende contar com uma oferta de mais ou menos 94 postos de trabalho nos setores do órgão, dos quais 80 vagas se destinam ao cargo de assistente de trânsito e as demais 14 vagas se destinam ao cargo de analista de trânsito.

Entretanto, todos deverão aguardar a definitiva determinação da empresa que estará encarregada da responsabilidade pela realização das provas objetivas e demais detalhes do processo. Somente depois da conclusão desta fase é que será possível uma confirmação precisa da data de liberação do documento de edital para a abertura oficial do período de inscrições.

Sobre os cargos e as remunerações em cada área, as informações são as seguintes:

Com relação ao cargo na área de assistente, toda pessoa interessada em concorrer deverá apresentar, necessariamente, a posse de formação integral, no mínimo, em ensino médio. A remuneração inicial, neste caso, está no valor de 2.409,75 mil reais.


Para o cargo na função de analista, todos os futuros interessados deverão apresentar a posse de formação em nível superior, no mínimo, sendo que serão aceitos cursos nas mais diversas áreas. A remuneração inicial, neste caso, está no valor de 5.179,94 mil reais.

Com relação ao cargo na função de analista, normalmente são exigidos diplomas de formação acadêmica nas seguintes áreas, para o devido ingresso: curso na área de administração; curso na área de análise de sistemas; curso de ciências da computação; curso de arquitetura; curso de economia; curso de psicologia e curso de serviço social, entre outras áreas atreladas.

O histórico do último concurso realizado indica o seguinte:

O anterior processo de seleção para vagas no órgão do Detran-ES, foi realizado no ano de 2010. Naquela ocasião, o evento promoveu um número restrito de 50 vagas, das quais 20 estavam destinadas ao cargo de assistente técnico de trânsito e as demais 30 se destinaram ao cargo de técnico superior, dentro da área de administração; na área de direito; na área de análise de sistemas; na área de contabilidade; na área de estatística; na área de jornalismo e na de psicologia.

A função de banca organizadora ficou nas mãos do Cespe/UnB.

As provas consistiram em cadernos distribuídos para candidatos de todas as classes, contando com 120 questões objetivas, das quais 50 sobre os conhecimentos básicos e as demais 70 versando sobre os conhecimentos específicos. Para o caso dos concorrentes com formação acadêmica em nível superior, foram cobradas mais duas questões discursivas versando sobre os conhecimentos específicos.

Para o caso dos concorrentes munidos de certificado de formação técnica, suplementada de ensino médio, a parte da prova sobre conhecimentos gerais abrangeu o seguinte conteúdo: matéria de língua portuguesa; sobre informática e em raciocínio lógico. Sobre os devidos conhecimentos específicos, foram cobradas questões em administração pública e em legislação de trânsito.

Para os candidatos com nível superior de formação acadêmica, a parte sobre os conhecimentos básicos incluiu matéria de língua portuguesa; de informática; de raciocínio lógico; em administração pública e em legislação de trânsito.

Vale a pena conferir.

Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 16 Média: 3.1]

Comentários