Concurso Detran AL 2019 – Previsão de Edital





Edital do concurso deverá ser publicado ainda este ano.

Embora o ano de 2019 já esteja quase na metade de seu primeiro semestre, alguns concursos públicos ainda permanecem em trâmite, para posterior publicação de edital.

Deste modo, seguem ainda em pauta e discussão a próxima realização de um novo processo de seleção público, que será destinado ao provimento de cargos estáveis no Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Alagoas, o Detran – AL.




Portanto, este concurso público está sendo aguardado desde o mês de junho de 2018, em que houve uma sessão onde um anúncio oficial foi emitido e mais a publicação, no diário oficial daquele Estado, de um despacho direto ao gabinete pertencente à Casa Civil, que consiste em um documento de aval para que esta próxima seleção seja definitivamente autorizada.

Existe uma grande expectativa tanto da parte dos gestores do setor do Detran do estado de Alagoas, quanto das pessoas que estão estudando para concursos. Porém, o mesmo concurso será realizado somente após a efetivação deste tipo de procedimento padrão. Mais detalhes e atualizações sobre este processo de seleção serão divulgados nas próximas semanas, no que diz respeito a todos os cargos a serem disponibilizados e à oferta de postos de trabalho estáveis. Deste modo, a grande expectativa é a de que este concurso possa ser realizado, efetivamente, ainda neste mesmo ano de 2019.


Este certame público, como projeto, consiste em uma intensa reivindicação, existente há algum tempo, da própria categoria. Soma-se a essa reivindicação as recentes manifestações, promovidas pelos próprios servidores do órgão do Detran de Alagoas, as quais constituíram em paralisações destinadas a despertar a atenção das autoridades governamentais neste sentido, e tudo isso está acontecendo desde o ano de 2017.

Este novo projeto de concurso público é parte de um programa para urgente reposição de servidores, sendo que os mesmos também estão cobrando a elaboração de um novo plano para formação de carreiras e de valorização profissional das pessoas que fazem parte do quadro de funcionários deste departamento.

Entretanto, dado que a estrutura deste concurso ainda segue em formação, ainda não há mais informações que incluam, por exemplo, a quantidade de postos que serão ofertados, o critério para os cadernos de provas, o conteúdo programático a ser estudado, o itinerário de datas para cada etapa, etc., porém, é muito importante fazer lembrar que o órgão do Detran está passando por uma séria carência de mais ou menos 140 servidores, incluindo a situação de mais 70 outros, que estão prestes a entrar na fase de aposentadoria compulsória, ainda neste início de 2019.

Esta situação é urgente, dado que o Detran é um dos mais importantes departamentos públicos de atendimento, e o número de pessoas conquistando CNH aumenta a cada ano.

Assim, a grande expectativa é natural, havendo até certa ansiedade, para que a definitiva autorização deste processo de seleção seja assinada. O período de trâmite deste projeto de concurso está se alongando demais, assim como o hiato que se dá na falta de novas contratações de novos servidores, já que o último certamente realizado para provimento de cargos no órgão do Detran ocorreu, espantosamente, no ano de 2001.

Resumindo:

Segue em andamento a estruturação do novo concurso oficial do Detran de Alagoas, para este ano de 2019. O certame para provimento de cargos no setor do Detran-AL, ou Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, ainda está em processo de formação, dado que a pauta visa a confirmar e lançar o edital para 2019. Mas, ainda será necessária muita paciência.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários