Concurso Curitiba 2019 PR – Previsão de Vagas para Auditor Fiscal




Banca Organizadora do certame deve ser divulgada em breve.

Neste segundo semestre de 2018, entre tantos concursos públicos já definitivamente oficializados e com seus editais devidamente publicados, muitos ainda passam por fase de validação.

Entre os próximos certames a serem realizados está o da Prefeitura de Curitiba, no Estado do Paraná, para o qual ainda deve ser confirmada, muito em breve, o título da banca responsável pela organização. Assim, este novo concurso público está destinado ao preenchimento de cargos na função de auditor fiscal em tributos municipais. Este mesmo processo de seleção havia sido solicitado pelo setor e foi devidamente autorizado no dia 7 de agosto passado, por meio do gabinete da prefeitura da capital do Estado.


Sobre as informações essenciais a respeito deste processo de seleção, seguem os dados:

A quantidade de vagas a serem disponibilizadas ainda aguarda a devida e definitiva confirmação, dado que a expectativa é a de que a publicação efetiva do próximo edital de abertura do período de inscrições se realize até o mês de dezembro de 2018.

Todas as pessoas interessadas em concorrer deverão possuir, necessariamente, a formação em nível superior, já que a função exige graduação e possui remuneração inicial no valor de 8.619,01 reais, que poderá subir de modo a chegar a 22.657,74 reais, junto dos complementos.


Sobre as atribuições do cargo, as informações são as seguintes:

Esta função estabelece as seguintes atividades: atuar na fiscalização dos registros contábeis oriundos de empresas, no sentido de se poder verificar uma segura adequação tributária em escala municipal; saber efetuar as necessárias vistorias que objetivam verificar as características gerais e a devida utilização dos imóveis no interior do município, cujo escopo está em subsidiar o processo administrativo e os demais processos judiciais; atuar no procedimento de estudos, em sentido socio-econômico, destinados à análise em cima das capacidades contributivas, por meio, também, da realização da pesquisa sobre o mercado imobiliário; atuar como supervisor sobre as atividades que visam a orientação dos contribuintes ao longo dos processos que se referem aos permanentes tributos municipais.

O histórico do último processo de seleção, para cargos na mesma função, registra o seguinte:

Foi um certame público, promovido pela Prefeitura de Curitiba, realizado no ano de 2011, o qual contou com uma oferta inicial de somente dez vagas. A tarefa de banca organizadora estava sob a responsabilidade da Associação Paranaense de Cultura, ou APC.

O itinerário dos exames classificatórios e eliminatórios foi estruturado por meio da realização de provas objetivas, seguidas da necessária avaliação psicológica e os exames médicos para concretizar a admissão. Cargos efetivos.

Sobre a estrutura da prova objetiva, as informações são as seguintes:

Ela consistiu em um caderno contendo um número de 40 questões, as quais versaram sobre os seguintes conteúdos programáticos:

Matéria de direito administrativo; matéria de direito civil; matéria de direito constitucional; matéria de direito tributário; matéria de contabilidade geral; matéria de legislação tributária e questões versando sobre leis e decretos. Portanto, todo o conteúdo abrange, basicamente, a área de direito. É importante que os interessados iniciem os preparativos de estudo, levando em conta as matérias acima citadas, que fizeram parte da prova.

Para sumarizar o essencial do que se dispõe até o momento sobre este certame, segue:

Trata-se de concurso público a ser realizado na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, cujos preparativos estão em andamento, sendo o próximo passo a definição da banca organizadora; o cargo aberto é o de auditor fiscal; o certame foi devidamente autorizado pela prefeitura de Curitiba; o requisito básico é a posse de nível superior e a publicação do edital está prevista para este mesmo semestre de 2018.

Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 16 Média: 3.1]

Comentários