Concurso BRB 2019 – Previsão de Edital




Edital do Concurso deverá ser publicado em abril de 2019.

Novo processo de seleção público está próximo de ter o edital definitivamente publicado. Trata-se do próximo certame a ser promovido por meio do BRB, ou o departamento do Banco de Brasília, que foi anunciado no último dia 8 de fevereiro, pelo governador do Distrito Federal.

O documento será publicado conforme os dados angariados, no mês de abril, sendo estas as mais recentes informações divulgadas pela própria instituição. Portanto, o título da instituição que trabalhará como a banca organizadora deverá ser divulgado nas próximas semanas, ou seja, em meados do mês de março de 2019.


Este novo processo de seleção público vai disponibilizar um número de, mais ou menos, 2.113 postos de trabalho, dos quais 113 são para imediato preenchimento e os demais 2 mil se destinam à formação do cadastro reserva de pessoas.

Até o presente momento os cargos sendo disponibilizados ainda não foram confirmados na pauta, embora esteja certo que este processo de seleção contará com o provimento de vagas para os mais diversos setores, nas principais carreiras existentes nesta instituição.

Conforme o que foi declarado pelo presidente desta instituição, este próximo processo seletivo consistirá em novo meio de a mesma assumir o protagonismo no Distrito Federal, cujo escopo precípuo está na inovação e na valorização dos servidores do banco.


A instituição do Banco de Brasília está munida de uma agenda de constante expansão. A meta está em fazer aumentar a participação deste banco no atual mercado e, deste modo, a realização deste novo certame público constitui o elemento fundamental nessa importante estratégia. A agência precisa ser mantida rigorosamente em funcionamento, dada a demanda pelos seus serviços.

Outra informação já confirmada é a de que este próximo edital deverá conter, como conteúdo programático, uma relação de matérias que abrangem todas as competências relacionadas à inovação, como também ao universo digital.

O histórico do último concurso realizado registra o seguinte:

Naquela ocasição, o processo de seleção, destinado ao provimento de cargos no mesmo banco, realizado no ano de 2013, foi estruturado de modo a disponibilizar 10 vagas imediatas e a formação do cadastro reserva de pessoas.

O cargo disponível naquele concurso foi no setor de analista em tecnologia da informação. A função de banca organizadora esteve na responsabilidade do Instituto Americano de Desenvolvimento, ou Iades.

Precedendo aquele certame, no ano de 2011, outro edital havia sido liberado, contendo a norma de preenchimento de 110 postos de trabalho, além da formação cadastro de pessoas, o qual teve como banca organizadora o instituto Cebraspe.

Para os concorrentes com ensino médio estavam sendo disponibilizadas vagas para os cargos no setor de auxiliar em enfermagem do trabalho; no posto de escriturário e no posto de técnico de segurança do trabalho.

Com relação aos concorrentes com graduação superior, os cargos vagos foram os seguintes: Cargo de advogado; cargo de analista em tecnologia da informação; cargo de assistente social; cargo de engenheiro em segurança do trabalho; cargo de médico do trabalho e cargo de psicólogo.

Esta será uma das melhores oportunidades de concurso público, neste primeiro semestre de 2019. Todas as pessoas interessadas deverão manter-se atentas às atualizações na internet. As semanas vindouras serão definitvas para a finalização dos ajustes que faltam e publicação do edital.

Sumarizando:

Novo concurso público que abre edital para 2.113 postos de trabalho, promovido pelo Banco de Brasília. O governo do Distrito Federal autorizou o certame, que até abril estará concluído. Serão 113 vagas para imediato preenchimento, sendo as demais 2.000 reservadas para a formação do cadastro reserva de pessoas. A banca organizadora deverá ser definida até o mês de março de 2019.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários