Concurso Assembleia Legislativa GO 2018 – Previsão





Certame deverá contar com 80 vagas.

Quem sonha em trabalhar no Poder Legislativo da Administração Pública a fim de ser bem remunerado pode conferir aqui uma boa oportunidade. No Centro Oeste, estado de Goiás, a Assembleia Legislativa (ALE GO) está se preparando para seu próximo certame, que visa prover 80 vagas para cargos tanto de nível superior, quanto de nível médio. Se você quer ingressar no serviço público, não perca essa chance. Inicie logo a sua preparação, pois o edital será lançado em breve. Veja mais detalhes do processo seletivo a seguir.

Sobre as vagas a serem oferecidas na ALE de Goiás

Os cargos disponíveis na Assembleia são de Analista e Assistente Legislativos e de Procurador de Segunda Classe. Aqueles que almejam a função de analista devem possuir formação de nível superior nas seguintes áreas: Ciências Contábeis, Assistência Social, Engenharia Civil, Arquitetura, Odontologia, Segurança da Informação, Fisioterapia, Arquivologia, Comunicação Social, Enfermagem do Trabalho, Engenharia Elétrica, Psicologia Organizacional, Revisão Ortográfica, Engenharia do Trabalho e Medicina. Nessa última área, as especialidades a serem anunciadas no edital são: Clínica, Trabalho, Psiquiatria, Cardiologia, Ginecologia e Ortopedia.


É necessário que o diploma de graduação seja emitido por instituição de ensino que esteja regulamentada junto ao Ministério da Educação (MEC).

Já para concorrer ao cargo de assistente legislativo você precisa ter certificado de conclusão de curso técnico em segurança do trabalho ou enfermagem do trabalho; certificado de conclusão de ensino médio para ser policial legislativo ou tradutor intérprete da linguagem brasileira de sinais – libras.

Para ocupar a função de procurador é necessário ser formado em Ciências Jurídicas e possuir registro ativo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Haverá oportunidades reservadas para pessoas com deficiência (PCD). A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.

Inicialmente, a previsão era de contratar 59 profissionais, mas recentemente, no dia 20 de julho (sexta-feira), o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado José Vitti, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), anunciou que autorizou o aumento da quantidade para 80. Segundo o parlamentar, o objetivo é destinar mais 21 chances para a Procuradoria, para a Junta Médica e para o cargo de Policial Legislativo. Assim, será reduzido o número de cargos comissionados. Além disso, o serviço público na ALE de Goiás se tornará mais profissionalizado.

O deputado ainda confirmou que a estimativa de despesas com pessoal, com a contratação dos novos servidores, está adequada com a Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Previsão de lançamento do edital

Em 2016, a Assembleia havia assinado com a promotoria do estado de Goiás um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). Nesse documento, a ALE GO se comprometia a realizar um concurso no ano de 2017.

Assim, desde o início do ano passado, a publicação do edital é esperada. Em seguida, houve prorrogação do prazo, com o aditivo ao TAC para 31 de março. Como aquele prazo não foi cumprido, foi estabelecido um novo para o segundo semestre de 2018.

Agora há previsão de publicação do edital do certame da ALE de Goiás entre 40 e 60 dias. Mesmo havendo eleição em 2018, a Casa Legislativa poderá realizar o concurso público, só não poderá realizar a nomeação ainda esse ano.

Sobre o último concurso da Assembleia do Estado de Goiás

O último processo seletivo da ALE GO ocorreu no ano de 2015. Na ocasião, a banca responsável por organizar o concurso foi o Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foram oferecidas chances para nível médio e superior. Os candidatos foram avaliados nas seguintes fases: 1) prova objetiva, 2) prova discursiva, 3) prova de títulos, 4) prova prática – apenas para o cargo de taquígrafo. A remuneração variou entre R$ 3,3 mil e R$ 4,6 mil.

Melisse V.

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 13 Média: 2.3]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *