Concurso ALMA-MA 2019- Previsão de Edital





Edital de abertura do certame deverá ser divulgado no segundo semestre de 2019.

Se você mora no estado do Maranhão e procura por uma nova oportunidade de trabalho, já deve ter percebido o quanto está difícil encontrar uma nova vaga. Afinal, o estado, assim como todo o país, vem enfrentando há alguns anos uma forte crise na economia, o que levou muitas empresas a encerrarem suas atividades ou que diminuíssem de forma considerável o número de funcionários. Dessa forma, as poucas vagas que ainda são disponibilizadas no mercado de trabalho são muito concorridas.

Diante deste quadro de insabilidade econômica, a realização de concursos públicos se tornou uma válida opção para quem planeja driblar a crise e conseguir a tão sonhada estabilidade. E para os maranhenses, acaba de ser anunciado um novo concurso público.




Estamos falando do novo certame da Alma/MA. Para quem não conhece, trata-se da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, que irá realizar um novo concurso.

De acordo com as informações, a previsão inicial era de que o edital de aberura com todas as informações do certame fosse publicado no próximo mês de junho. Contudo, uma informação mais recente apontou que a publicação do documento deve passar por um atraso.


Mas as pessoas que aguardam o edital não devem ficar desanimadas pensando que o concurso não será mais realizado. A previsão agora é de que antes do término do segundo semestre o edital venha a ser publicado.

Como o concurso encontra-se ainda em processo de preparação, o número de vagas e os cargos a serem disponibilizados ainda não foram confirmados.

A realização deste processo de recrutamento de novos servidores é necessária. Isso se deve pelo fato de que uma decisão judicial foi a favor da realização deste concurso, considerando o fato de que muitos servidores que atuam na Assembleia devem ser substituídos, uma vez que foram contratados sem terem passado pelo processo de recrutamento até a data do dia 5 do mês de agosto do ano de 1983.

O último concurso público realizado pela Alma/MA aconteceu no ano de 2013. Na oportunidade foi disponibilizada o total de 92 vagas a serem distribuídas nos cargos de técnico de gestão admnistrativa, consultor legislativo especial, auxiliar legislativo de operações e assistente legislativo.

A empresa contratada para organizar o concurso foi a conhecida Fundação Getúlio Vargas.

A realização de um concurso público é algo que deve ser muito bem planejado. O primeiro passo é a realização do levantamento de dados em que são pesquisadas as necessidades de quantitativo e cargos que podem ser oferecidos no certame. Feito isso um documento de soliciatção de autorização é encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, onde passará por várias análises. Assim, se autorizado, o passo seguinte é a definição de uma comissão que se encarregará de contratar a empresa que irá organizar e executar todo o processo do concurso. A partir de então em pouco tempo o edital de abertura é publicado e o período para realização das inscrições aberto.

Nesse sentido, se você é do estado do Maranhão e gostaria de realizar o novo concurso público da ALMA/MA, as recomendações iniciais é que você já comece a se preparar para a realização da prova, visto que diante da situação de desemprego que passa todo o Brasil, o número de inscrições será considerável. Para se preparar basta pesquisar provas de processos seletivos passados da Assembleia para o cargo de interesse.

Vale lembrar que o concurso já foi autorizado e sua realização já foi confirmada, contando apenas com um atraso na publicação do edital por motivos não infomados.

A Assembleia Legislativa do estado do Maranhão, assim como a de outros estados, possui uma função muito importante para a sociedade. Dessa forma, é importante que ela esteja atuando com todos os cargos ocupados, pois assim suas atividades poderão ter uma eficiência melhor.

Aguarde pelo edital no segundo semestre.

Sirlene

Comentários