Concurso AGU 2017 – Vagas e Salários





Novo Concurso da AGU irá ofertar 100 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão autorizou a Advocacia-Geral da União (AGU) a realizar o seu concurso público para o provimento de 100 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. Além disso, é importante destacar que a expectativa é de que o edital de abertura seja publicado ainda em 2017. Confira outras informações na continuação desta matéria.

As vagas solicitadas pela AGU para o concurso público em questão serão destinadas as áreas de apoio às carreiras jurídicas do órgão. Dessa forma, as oportunidades são destinadas a candidatos de níveis médio e superior. Não foram divulgadas informações relacionadas à quantidade de vagas por nível ou cargo.




Segundo Grace Mendonça, advogada-geral da União, o concurso público autorizado pelo MPOG é algo essencial para o desenvolvimento, bem como fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Ela ainda acrescenta que todas as vitórias conquistadas pelo órgão são, em grande parte, resultado direto do empenho e dedicação diária dos seus servidores.

O concurso público da AGU já era esperado há um bom tempo, haja vista contar com algumas das principais carreiras do setor público. Além disso, outro fator que determinou a grande expectativa em torno da realização desse concurso é o déficit de vagas na AGU. São mais de 500 cargos vagos no órgão, o que mostra a importância desse certame.


Vale destacar que o salário inicial de um servidor da AGU é de R$ 4.100,00 para nível médio e R$ 6.200,00 para aqueles com nível superior.

O último certame da AGU com o objetivo de selecionar candidato para a área de apoio operacional foi realizado em 2014. Na ocasião, foram ofertadas 100 vagas para lotação tanto na sua sede, localizada em Brasília, quanto na Secretaria dos Portos da Presidência da República. Os cargos de nível superior deste concurso foram: analista administrativo, 34 vagas; analista de sistemas, 10 vagas; bibliotecário com registro profissional, 03 vagas; e técnico em comunicação social, 03 vagas. Para nível técnico e lotação na AGU foram oferecidas 10 vagas para técnico em contabilidade.

Na Secretaria dos Portos, as vagas para nível superior foram dividas da seguinte forma: analista técnico administrativo, 15 vagas; administrador, 04 vagas; contador, 02 vagas; e economista, 02 vagas. Para nível técnico foram disponibilizadas 10 vagas para o cargo de agente administrativo, além de 07 vagas para técnico em contabilidade.

Por Bruno Henrique

Comentários