Concurso Agente Penitenciário GO 2019 foi autorizado





Edital do concurso para Agente Penitenciário de Goiás com a oferta de 500 vagas foi autorizado.

O edital do concurso público para o cargo de Agente Penitenciário 2019 do Estado de Goiás que visa ao preenchimento de 500 vagas foi autorizado. O Governo suspendeu a realização de concursos em Goiás, no entanto a SEAD-GO (Secretaria de Estado da Administração do Estado) informou que o edital para o concurso público para o cargo de agente prisional não será suspenso.

Segundo informações da SEAD-GO, o edital está sendo elaborado e quando for finalizado, a administração irá divulgar os detalhes sobre o concurso.




Empresa organizadora do concurso já definida

O organizador do concurso será o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) conforme foi divulgado no extrato publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás no dia 18 de janeiro de 2019. A previsão da Secretaria de Gestão e Planejamento (SEGPLAN) é que o edital seria publicado no primeiro trimestre de 2019, até o mês de março. A SEGPLAN prevê agora que o concurso vai sair entre os meses de abril e maio de 2019.

Requisitos para o cargo agente penitenciário

Entre os requisitos para concorrer ao cargo de Agente Penitenciário do estado de Goiás, o candidato deverá ter diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação em qualquer instituição de ensino que seja reconhecida pelo Ministério da Educação.


As atividades exercidas pelo agente prisional é orientar os presos quanto às normas disciplinares, divulgar os direitos e obrigações dos presos conforme normativas legais. Os contratados devem ainda revistar presos, prestar assistência e encaminhar para atendimento nos diversos setores necessários, entre outras atividades.

Etapas do concurso agente penitenciário de Goiás

É previsto que o concurso para o cargo de agente penitenciário de Goiás seja realizado em duas etapas.

A primeira etapa do concurso contará na primeira fase com a aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Já a segunda fase, a aplicação de prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Na terceira fase, da primeira etapa, os candidatos passarão por avaliação médica, avaliação da equipe multiprofissional (exclusivo aos candidatos PCD) de caráter eliminatório. E ainda será feita a avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Na quarta fase, os candidatos passarão por prova de aptidão física, de caráter eliminatório. E na quinta fase passam por avaliação psicológica, de caráter eliminatório.

Na segunda etapa do concurso agente penitenciário os candidatos entram no curso de formação, que é de caráter eliminatório e classificatório. O curso de formação é realizado pela organizadora e supervisionado pela SAP e JUS (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça).

Cidades onde devem ser aplicadas as provas concurso agente penitenciário GO

As provas do concurso para agente penitenciário de Goiás são previstas para que sejam aplicadas nas cidades de Caldas Novas, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Formosa, Palmeiras, Goiânia, Uruaçu, Itaberaí e Luziânia. Todas as outras fases serão realizadas na capital do estado Goiânia.

Último Concurso Agente Penitenciário GO realizado em 2015

O último concurso para o cargo de Agente Penitenciário em Goiás foi realizado no ano de 2015. Na época, foram disponibilizadas 425 vagas, sendo 305 vagas efetivas e mais 120 vagas de cadastro reserva. O salário para o cargo no edital constava no valor de R$2,8 mil, no entanto, quando foi realizada a primeira nomeação, os convocados descobriram que foi criada uma lei e aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás no ano de2016, em que a remuneração foi alterada para o valor de R$1,5mil.

Por Adoniran Peres

Concurso Agente Penitenciário

Comentários