Concurso Aeronáutica 2017 – 86 Vagas de Nível Médio





Inscrições podem ser feitas entre os dias 21 de março e 10 de abril de 2017.

A Aeronáutica publicou três editais para o seu concurso público. No total, são 86 vagas para quem quiser ingressar em um curso de formação para oficiais de infantaria, aviadores ou intendentes.

Dessas chances todas, 33 são para oficiais aviadores e 35 estão reservadas para postos como oficiais intendentes de ambos os sexos. Em compensação, para as oportunidades de oficiais em infantaria, as 18 vagas existentes são destinadas somente para pessoas do sexo masculino.




A inscrição dos interessados acontece pelo cadastro de ficha nos sites disponíveis no endereço eletrônico http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br e pelo www.fab.mil.br. O período para inscrição inicia no dia 21 de março de 2017 e segue até a data de 10 de abril de 2017.

A participação do candidato somente é efetivada mediante pagamento de taxa para a inscrição. Essa é no valor de R$ 70, precisando ela ser quitada até a data limite de 17 de abril.


Podem participar do concurso público candidatos que tenham finalizado o ensino médio. Ainda, esses não podem ter idade inferior a 17 anos e superior a 23 anos. Essa idade deve ser respeitada levando-se em conta a data de 31 de dezembro deste ano.

A prova

A avaliação será mediante prova escrita, com conteúdos que cercam as seguintes matérias: matemática, língua portuguesa, língua inglesa, física e redação. Sua aplicação tem previsão de ocorrer no dia 25 de junho, nas cidades em que estão localizadas as organizações militares de apoio.

São elas: Boa Vista/RR; Porto Velho/RO; Manaus/AM; Brasília/DF; Porto Alegre; Pirassununga/SP; Campo Grande/MS; Curitiba/PR; São Paulo/SP; Barbacena/MG; Belo Horizonte/MG; Rio de Janeiro/RJ; Natal/RN; Salvador/BA; Recife/PE; e Belém/PA. A cidade escolhida deve ser mencionada no dia da inscrição para o certame.

Além do exame, o concurso ainda contará com outras etapas. São elas: inspeção da saúde do candidato; exame para aptidão psicológica; teste para avaliação do condicionamento físico; teste para aptidão de pilotagem militar e validação documental.

O curso

O curso terá a sua realização na Força Aérea, a AFA, localizada em Pirassununga, em São Paulo. A duração é de quatro anos em regime de internato. Quem for selecionado e se matricular, fará um estágio para adaptação militar, acontecendo esse durante 40 dias corridos. Esse serve para aptidão do estudante em relação à vida militar.

Conforme o edital, o cadete estará se sujeitando ao regime escolar da AFA, com remuneração fixada pela legislação, bem como outros benefícios que incluem fardamento, alimentação, alojamento e assistência médica, hospitalar e dentária.

Finalizado o curso, os cadetes terão nomeação a aspirantes a oficial, sendo distribuídos entre as organizações militares do Comando da Aeronáutica, de acordo com a conveniência e necessidade.

Kellen Kunz

Comentários