Como se Preparar para Concursos para Bancos




Confira aqui algumas dicas para se preparar para concursos de carreira bancária.

Se preparar para concursos de maneira geral é bastante complexa, já que o sistema de estudos varia de pessoa para pessoa. As questões que envolvem exatas e principalmente linguagens normalmente é o que definem o candidato para a sua classificação em seus momentos decisivos.

Quando tratamos de carreiras bancárias, envolvem muitos aspectos, seja nas vantagens quanto nas possibilidades que a própria profissão lhe permite.


Características de carreira

Uma das características que pode ser abordada é a possibilidade de trabalhar 6 horas por dia, ou seja, na semana 10 horas a menos, tempo que poderia curtir com a família ou realizar alguma atividade por hobby, por exemplo.

Outra questão que pode ser benéfica a maioria dos candidatos é que normalmente existe um padrão das provas, ou seja, não há nada de extravagante para tornar a prova ‘diferente’.

Revisar as questões de concursos passados é fundamental para realizar uma boa prova.


A prova se divide em duas grandes categorias: conhecimentos gerais e específicos.

Conhecimentos gerais

Quando abordamos conhecimentos gerais, o candidato precisará ter um pouco de cuidado com questões de informática, inglês (não é utilizado na maioria dos bancos, somente alguns que exigem do possível selecionado um pouco de domínio da língua), mercado financeiro ou atualidades.

Vale recordar o momento em que o Brasil vive para compreender os desafios organizacionais que o novo governo pretende implementar, o que afeta diretamente a nossa economia, postos de trabalho, entre outros segmentos de nossa sociedade.

Outros casos a serem observados ao se deparar com a prova deste direcionamento são fatores mais casuais que acontecem no nosso dia-a-dia como: Raciocínio Lógico e Matemático, questões da própria matemática financeira (principalmente quando observamos em lojas com os descontos, aumentos, prestações a serem pagas), além da Língua Portuguesa, que não deixa de ser um problema e tanto para a maioria dos candidatos.

Conhecimentos específicos

Neste caso, o candidato deverá analisar pequenos aspectos que compõem a estrutura das questões como: conhecimentos bancários, técnicas de marketing, além da legislação específica, assuntos que podem ser cobrados em relação a impostos, direitos do trabalhador.

O peso maior nesta categoria específica é justamente sobre assuntos de conhecimentos bancários, por isso, a disputa cai mais em cima de questões que abordem sobre o tema.

Como se preparar?

Lembra daquelas horas de estudo que estava fazendo para atingir o objetivo de fazer uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio? Pois então…Se preparar desde o primeiro minuto de sua decisão é importante para suas futuras conquistas pessoais e profissionais.

Diante a tantas dúvidas que possam surgir ao longo de sua preparação, é importante observar pequenos detalhes. Quais procedimentos devem ser tomados, se surgir problemas externos (problemas na família, amigos, relacionamento ou até mesmo depressão ou situações parecidas).

Além dos estudos diários provenientes que devem ser analisados e aprofundados para se preparar de maneira adequada, é importante ressaltar um detalhe muito despercebido: soberba.

Nunca coloque a soberba em primeiro lugar. Muitas vezes o melhor candidato não está atrás dos livros, o conhecimento adquirido ao longo da vida pode ser suficiente para conseguir sua classificação no concurso para bancário.

Desconhecer o desconhecido, procurar entender os erros de sua preparação e rever todos os conceitos sem distinção, para que lhe possibilite alcançar voos maiores.

Os desejos devem ser concebidos através do esforço de cada candidato, competitividade (através do conhecimento), garra, perseverança e em caso de derrota, assumir os erros para que na próxima vez que tentar, conseguir o êxito que todos buscam quando fazem sua inscrição.

Contar com a sorte também vale a pena, mas, não se abdique dos seus sonhos. Concurso é formidável e seus imensos benefícios trazem a segurança que toda pessoa gostaria de ter.

O primeiro passo é a sua disciplina, o segundo é a competência de suas ações: antes, durante e após a prova e terceiro a dignidade da vitória e também da derrota, só seremos suficientemente aceitos a partir do momento em que revermos nossas dificuldades a serem melhoradas para sermos merecedores de um grande emprego, seja dos nossos sonhos ou satisfação pessoal.

Thalles Cakan

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 9 Média: 2.8]

Comentários