Cesgranrio – Perfil da Banca Organizadora e Estilo da Prova




Conheça aqui um pouco mais sobre a Cesgranrio e o seu estilo de prova.

Os grandes concursos no Brasil são organizados por grandes bancas. Recentemente as instituições Banco do Brasil e Petrobrás abriram mais vagas e mais oportunidades para candidatos qualificados. Estes são os dois concursos mais famosos do momento, no país. Sobretudo, o concurso promovido na Petrobras, dado tudo o que vem sendo publicado sobre a empresa nos últimos anos. A banca organizadora destes dois grandes concursos será a tão popular Fundação CESGRANRIO, que entre outros eventos de processos seletivos, promoveu concursos para o Bacen, Detran e IBGE. É importante lembrar a todos os interessados que estas duas instituições estão entre as mais concorridas, portanto, o candidato tem muito pela frente para conquistar um cargo nelas.

A CESGRANRIO possui mais de quarenta anos de atuação na área de concurso e seus testes são muito exigentes, principalmente no tocante à prova discursiva. O candidato deverá saber expressar suas ideias de modo sintético nas linhas disponibilizadas. O estilo da CESGRANRIO nesse quesito são artigos de jornais, ou seja, atualidades jornalísticas, também charges e norma culta da língua portuguesa. Assim, se recomenda ao estudante interessado a prática da escrita e muita leitura de jornais, notícias e revistas.


Em matemática, no geral, raciocínio lógico e muitos gráficos, portanto, ilustrações que deverão ser interpretadas. Normalmente bancas mais conservadoras elaboram provas mais formais, mas, neste caso, é diferente, pois as pegadinhas na prova objetiva são frequentes, o que exige muita atenção do estudante. As matérias cobradas nos editais estão claramente distribuídas, para que todo candidato possa ser instruído e conduzido com antecipação aos estudos. Sempre que um concurso está prestes a ser aberto deve o estudante interessado adiantar-se nos estudos, ao menos no que tange às matérias sempre presentes nas provas, como matemática e português. Um importante conselho para quem deseja prestar concurso para trabalhar em grandes empresas estatais ou bancos é avaliar a banca organizadora. Toda instituição que organiza concursos e elabora provas se constitui em ponte entre o candidato e o cargo pretendido. Portanto, é o crivo da banca que vai testar verdadeiramente o pretendente a cargo público ou privado. As motivações do candidato devem dirigir-se ao encontro do conteúdo da prova e não de encontrar ela.

O tempo de resolução das questões é fundamental, assim, o estudante deve participar, intensamente, de simulados em concursos preparatórios para treinar sua capacidade de lidar com possíveis questões objetivas e subjetivas, e, obviamente, detendo-se mais tempo em questões de maior valor. Os testes nunca devem abalar emocionalmente os candidatos, pois que sua função é avaliar a capacidade de precisão e equilíbrio do estudante para um bom desempenho ao concorrer com centenas de pessoas. O grau de rendimento na prova se reflete não apenas no resultado desta, mas também na nomeação para o cargo.

A banca CESGRANRIO costuma elaborar questões muito próximas de questões de provas anteriores, porém, não deve o estudante contar com isso e passar a estudar apenas o material cobrado em concurso recém-realizado. O estudante deve dedicar-se, sempre, como se fosse a primeira vez que participasse de um concurso, deve ser prudente. Entretanto, é bom conhecer o histórico dos concursos promovidos por esta banca, especialmente os mais recentes.


A Fundação CESGRANRIO, conforme declaração de seu presidente, possui muitos projetos pela frente com sua faculdade e outros programas de formação de estudantes e profissionais. Reconhecida por décadas de atuação, esta banca é responsável pela melhoria da qualidade da educação no Brasil. Antes de se tornar um profissional que atuará em cargo público ou privado, o estudante precisa ser rigorosamente testado em sua formação acadêmica. Para mais informações os interessados podem acessar o site: https://www.iobconcursos.com/noticias-sobre-concursos/caracteristicas-da-banca-cesgranrio/1612. A tentativa é fundamental na vida.

Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 4 Média: 4.5]

Concursos Relacionados

Comentários