Banco do Brasil aguarda Autorização para Novo Concurso Público





Plano de Demissão Voluntária deve contribuir para realização do certame.

O Banco do Brasil (BB) realizou no final de 2016, um programa de demissão voluntária. Nessa ação, 9400 servidores aderiram, deixando assim espaço para que o BB se reestruturasse, realocando o pessoal e fazendo novas contratações.

A expectativa é que 9300 pessoas que, por causa da redução nos postos de atendimento, tiveram suas posições extintas, sejam realocadas até junho. Feito isto, a possibilidade de que sejam realizados novos concursos públicos é quase certa.


O presidente do BB, Paulo Rogério Caffarelli, declarou que novas contratações ocorrerão após todo o processo citado acima. Ainda não existe uma previsão para a publicação de um novo edital, mas segundo Cafarelli, a instituição tem a diminuição média de 2 mil colaboradores por ano. Essa última informação garante a necessidade que gera uma demanda média em todos os anos.

Atualmente o BB conta com 4972 agências, com 1781 postos de atendimento, sendo que em outubro 51 agências já tinham o encerramento iniciado. Segundo o Sindicato dos Bancários e Financiados de São Paulo, Osasco e Região, o banco registrou no primeiro semestre de 2017, uma redução de 2710 funcionários, se em comparação com o mesmo período de 2015. Neste mesmo ano, aconteceram muitos registros de servidores com muito tempo de trabalho no BB, que se aposentaram através do plano de aposentadoria incentivado (PAI). Sem a reposição dos cargos, trabalhadores de diversos setores ficaram sobrecarregados, principalmente os que atuam em agências.

Aproveitando o crescimento de ambientes digitais, o banco pretende criar 255 unidades de atendimento digital: agências digitais e escritórios estão nos planos da instituição, com o objetivo de bater a marca de 4 milhões de pessoas atendidas por essas unidades até o fim de 2017 (esse número hoje corresponde a 1.3 milhões).


O Banco do Brasil conta com 109.159 colaboradores, sem levar em consideração os 9400 que ainda serão afastados no decorrer dos próximos meses. De acordo com a portaria de 23 de setembro de 2015, o quadro de pessoal deveria ser de 115.495, sendo assim, o BB já está defasado em pelo menos 6336 colaboradores.

Carolina B.

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 69 Média: 2.8]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *